Demasiada pressão para um teste igual aos outros

Joaquim, 15 anos, não entende porque é que o sistema de ensino e as escolas colocam tanta pressão sobre os alunos.

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Joaquim Gouveia, 15 anos, vai continuar os estudos na Suécia Gregório Cunha

Joaquim Homem de Gouveia, 15 anos, não compreende toda a conversa à volta dos exames nacionais do 9.º ano. Desde Setembro, quando a escola começou, que o assunto é recorrente nas aulas de Matemática e Português, especialmente no terceiro período.

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Joaquim Homem de Gouveia, 15 anos, não compreende toda a conversa à volta dos exames nacionais do 9.º ano. Desde Setembro, quando a escola começou, que o assunto é recorrente nas aulas de Matemática e Português, especialmente no terceiro período.

“Para mim, e penso que para a maioria dos meus colegas, é só mais um teste”, diz sentado na esplanada de um café junto à Escola Salesiana do Funchal, onde estuda desde o 1.º ano. Gosta da escola. Não das regras. “Às vezes é muito rígida em algumas coisas, mas vou sentir saudades. Dos colegas. Dos professores. De tudo…”

Joaquim vai deixar tudo para trás no próximo Verão. A escola, os colegas. Até os pais e o irmão, dois anos mais novo. Vai estudar para a Kalmar Internacional School, na Suécia. É a terra da mãe, Anneli, cônsul honorária sueca na Madeira, e ele parte à boleia de uma bolsa de estudo de golfe.

A paixão pelo golfe começou cedo e durante alguns anos caminhou lado a lado com o futebol. O pai, Marcos, chefe de escala na empresa de handling da TAP, quis contrabalançar um desporto colectivo com uma modalidade individual. Joaquim agradeceu. “Gostei logo de golfe, e acabei por deixar o futebol há dois anos. Ajuda-me muito nos estudos”, explica.

Tem resultado. Aluno de quatros e cincos, fluente em línguas – domina o inglês, o francês e, claro, o sueco -, Joaquim confessa que a disciplina de Português é a que menos gosta. “Não por culpa da professora, que explica bem a matéria, mas pela própria matéria que não é muito interessante.” Mesmo assim, tem quatro em Português e por isso o exame de amanhã não lhe tem tirado o sono.

“É só mais um teste”, repete. “Claro que tem mais peso na nota final, mas no meu caso não vai alterar nada”, justifica, dizendo que é o sistema de ensino e as escolas que colocam essa pressão sobre os alunos. “Não entendo porque fazem isso. Estão sempre a falar do que vem, e do que pode vir no exame.”

Foi assim durante todo o terceiro período e acentuou-se nas últimas semanas. A turma teve aulas de preparação. Fez-se a revisão da matéria. Resolveram-se exames de anos anteriores. Fizeram exercícios modelo. E pronto, já está.

Joaquim está mais preocupado com o torneio de golfe de hoje, que conta para o Campeonato da Madeira, do que com o exame de Português de amanhã ou o de Matemática na sexta-feira.

O pensamento já está no fim-de-semana que vai passar fora com os colegas de turma, num hotel no interior da Madeira, para festejarem o final do ano lectivo. E na Suécia para onde viaja no Verão. “Em casa falo sempre sueco com a minha mãe, e nos últimos tempos comecei a tirar um curso on-line de escrita”, explica.

O sonho é ser profissional de golfe, ou médico, ou engenheiro. Por esta ordem de prioridade. Quanto à semana de exames, depressa vai cair no esquecimento. “A minha mãe conta-me que na Suécia o ensino é diferente, a abordagem dos temas é mais interessante e as matérias que nos já estudamos, eles só aprendem em anos mais avançados.” Por isso, Joaquim confia numa boa semana e num bom futuro.