O elogio da actriz

Se não fosse Helen Mirren, Mulher de Ouro não existiria – mas mesmo com ela não fica na memória.

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Mulher de Ouro: objecto burguês “de prestígio” apesar da presença imperial de Mirren DR

A actriz chama-se Helen Mirren e já ninguém tem dúvidas sobre o seu talento; e se não fosse a sua presença, Mulher de Ouro seria um filme eminentemente descartável, um daqueles objectos burgueses “de prestígio” que se tornaram numa fórmula em si mesmos. Em boa verdade, mesmo com Mirren, o filme de Simon Curtis (A Minha Semana com Marilyn) é ofensivamente anónimo: a história verídica da luta legal de Maria Altmann, sobrevivente do Holocausto, para reconquistar os direitos sobre cinco quadros de Gustav Klimt que foram confiscados pelo regime nazi à sua família, é completamente desbaratada num banalíssimo melodrama histórico, onde as personagens são meros arquétipos funcionais, peças dispostas de modo convencional num jogo que já está definido à partida. E mesmo apesar da presença imperial da actriz inglesa, fazendo da sua Maria Altmann a única personagem “viva”, “de carne e osso”, Mulher de Ouro parece limitar-se a cumprir sem convicção um caderno de encargos narrativo, incapaz de emprestar emoção ou vida à história que conta.

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A actriz chama-se Helen Mirren e já ninguém tem dúvidas sobre o seu talento; e se não fosse a sua presença, Mulher de Ouro seria um filme eminentemente descartável, um daqueles objectos burgueses “de prestígio” que se tornaram numa fórmula em si mesmos. Em boa verdade, mesmo com Mirren, o filme de Simon Curtis (A Minha Semana com Marilyn) é ofensivamente anónimo: a história verídica da luta legal de Maria Altmann, sobrevivente do Holocausto, para reconquistar os direitos sobre cinco quadros de Gustav Klimt que foram confiscados pelo regime nazi à sua família, é completamente desbaratada num banalíssimo melodrama histórico, onde as personagens são meros arquétipos funcionais, peças dispostas de modo convencional num jogo que já está definido à partida. E mesmo apesar da presença imperial da actriz inglesa, fazendo da sua Maria Altmann a única personagem “viva”, “de carne e osso”, Mulher de Ouro parece limitar-se a cumprir sem convicção um caderno de encargos narrativo, incapaz de emprestar emoção ou vida à história que conta.