Alivio para o Racing Metro, desilusão para o Bayonne
A Fase Regular do Top 14 terminou com muita emoção, bastantes pontos e, sem surpresa, RC Toulon e Clermont já apurados para as meias-finais
A última jornada da Fase Regular do Top 14 reflectiu a tendência geral do principal campeonato francês nesta época: surpresas, jogo ofensivo e emoção. Com as 26 jornadas cumpridas, ficou-se a saber que RC Toulon e Clermont já estão apurados para as meias-finais, Toulouse, Stade Français, Racing Metro e Oyonnax vão disputar os quartos-de-final e Bayonne e Lyon foram despromovidos para a Pro D2.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A última jornada da Fase Regular do Top 14 reflectiu a tendência geral do principal campeonato francês nesta época: surpresas, jogo ofensivo e emoção. Com as 26 jornadas cumpridas, ficou-se a saber que RC Toulon e Clermont já estão apurados para as meias-finais, Toulouse, Stade Français, Racing Metro e Oyonnax vão disputar os quartos-de-final e Bayonne e Lyon foram despromovidos para a Pro D2.
Começando pelo fundo da tabela, o Lyon, que já estava condenado à descida, despediu-se da elite do râguebi francês com uma boa vitória caseira sobre o Grenoble, outro "aflito", por 29-25. Neste duelo muito equilibrado, onde as duas equipas estiveram sempre muito perto uma da outra na intensidade e tipo de jogo, o resultado esteve sempre nivelado e, apesar da derrota, acabaram por ser os visitantes os mais felizes: com o ponto de bónus defensivo alcançado, o Grenoble terminou em 11.º e evitou a despromoção.
Na luta pela manutenção estavam também Brive e Bayonne. Os bascos, que não tinham o destino nas suas mãos, até fizeram o que lhes competia e derrotaram com ponto de bónus o La Rochelle, que já estava livre de perigo, por 45-10. Porém, com o ponto de bónus defensivo do Grenoble, o Bayonne apenas evitava a descida se o Brive não ganhasse, mas os “pretos e brancos” não facilitaram e alcançaram a melhor vitoria da época, ao ganharem em casa ao Stade Français, por 27-0. Fortíssimos na mêlée e com um jogo muito móvel, a provável futura equipa de José Lima soube anular o conjunto parisiense e alcançou quatro ensaios sem sofrer nenhum ponto. Com esta derrota, o Stade Français caiu para o 4.º lugar e receberá o vizinho Racing Metro nos quartos-de-final.
A outra equipa de Paris garantiu a 5.ª posição após vencer de forma clara o Castres: 53-10. Fora do top 6 antes do início da ronda jornada, o Racing soube praticar um râguebi sério e pragmático, mantendo-se assim na luta pelo título.
O outro jogo dos quartos-de-final colocará frente a frente o Toulouse, que bateu o Bordeaux pela margem mínima (23-22), e o Oyonnax, que foi derrotado em Toulon, por 46-17. Com um final de cortar a respiração, o duelo entre o Toulouse e o Bordeaux foi, sem dúvida, o jogo mais emocionante da jornada. No último minuto da partida, o antigo internacional francês Lionel Beauxis teve nos seus pés a possibilidade de colocar a formação de Bordéus no play-off, mas apesar das suas reconhecidas qualidades de chutador, o "10" não conseguiu converter uma penalidade, deixando a sua equipa fora do top 6.
A infelicidade de Beauxis acabou por ser a sorte do Oyonnax, que não conseguiu dar luta ao campeão em título RC Toulon. A equipa de Mayol, com esta vitória bonificada (46-17), termina no primeiro lugar e evita a ronda dos quartos-de-final.
Na luta pelo top 2 e pelo apuramento directo para as meias-finais, o Clermont, que se deslocou a Montpellier, conseguiu terminar a Fase Regular da melhor forma, ao vencer a equipa de Jack White no seu recinto, por 29-17. Num jogo em que a formação da casa até começou melhor, a equipa de Juien Bardy, que foi titular, mostrou a sua força, apresentando um jogo sereno e disciplinado, com Morgan Parra no comando, alternando bem o jogo entre avançados e três-quartos.
Com esta derrota, o Montpellier termina em 8.º lugar após uma época marcada por instabilidade e lesões, e começa já a olhar para o pós-Mundial, onde a sua estrela Trinh-Duc é forte candidato a titular no XV francês. O jogo, porém, trouxe uma má notícia para o Clermont e para o País de Gales: o centro Jonathan Davies sofreu uma ruptura do ligamento cruzado do joelho, vai parar cerca de meio ano e falhará o Mundial 2015.
Quartos-de-final:
Stade Français-Racing Metro (sexta-feira, às 20h00)
Toulouse-Oyonnax (sábado, às 15h30)