De Shostakovich a Jeff Mills no Verão da Casa da Música
Música para todos os gostos, da clássica ao jazz e da electrónica ao rap, na programação de Verão da Casa da Música, que volta a montar um palco no exterior para os tradicionais concertos sanjoaninos ao ar livre.
Logo no dia seguinte, a Casa da Música recebe, à noite, o compositor, cantor e pianista belga Wim Mertens, que subirá ao palco com o violoncelista Lode Vercampt e a violinista Tatiana Samouil.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Logo no dia seguinte, a Casa da Música recebe, à noite, o compositor, cantor e pianista belga Wim Mertens, que subirá ao palco com o violoncelista Lode Vercampt e a violinista Tatiana Samouil.
Outros protagonistas a destacar no programa de Junho são a fadista Cuca Roseta, que acabou de lançar um novo disco, Riû (dia 3), o cantor e compositor de jazz Gregory Porter, que dará um concerto ao ar livre na Praça Guilhermina Suggia, em Matosinhos, acompanhado pela Sinfónica do Porto (dia 13), a banda portuguesa Los Waves, cujos temas já chegaram a algumas séries televisivas, como Gossip Girl e Mentes Criminosas (também dia 13), a recém-criada Oporto Big Band, num concerto de apresentação que percorrerá alguns momentos incontornáveis da história do jazz (dia 18), ou o maestro suíço Baldur Brönniman, que dirigirá a Orquestra Sinfónica do Porto num concerto comentado dedicado à Sinfonia n.º5 de Shostakovitch (dia 21).
Os concertos de S. João, no dia 23, incluem a actuação da Banda Sinfónica Portuguesa, na Sala Suggia, e um concerto ao ar livre de PZ, no palco montado em frente à Casa da Música. Ao mesmo palco subirá no dia 26 o surpreendente guitarrista Filho da Mãe, nome artístico de Rui Carvalho, cujas influências vão do rock a Carlos Paredes e de Paco de Lucia à música do Mali.
Em Julho, a lista de convidados da Casa da Música inclui o vocalista norte-americano José James, cujo último disco é uma homenagem a Billie Holiday (dia 4), o duo CocoRosie, das irmãs Casady, que está em digressão europeia a mostrar o seu último trabalho, Tales of a GrassWidow (dia 6), a banda brasileira O Rappa (dia 7), o DJ Jeff Mills, nome da culto da música urbana de Detroit, que actuará com a Sinfónica do Porto (dia 10), e o rapper brasileiro Criolo, num concerto cuja primeira parte será assegurada pelo cantor e compositor baiano Lucas Santtana (dia 19).
A assinalar a rentrée, no início de Setembro, estão previstos dois concertos ao ar livre na Avenida dos Aliados, o primeiro pela Banda Sinfónica Portuguesa (dia 4) e o segundo pela Orquestra Sinfónica do Porto, que interpretará obras de Joly Braga Santos, Luís de Freitas Branco, Georges Bizet, Manuel de Falla e Dvorák.