Morgan Parra recoloca o Clermont no topo
Um ensaio na parte final da partida do luso-descendente, garantiu à equipa de Julien Bardy uma vitória frente ao RC Toulon na penúltima jornada da Fase Regular do Top 14
Com apenas uma jornada por jogar, algumas das equipas do Top 14 já têm definido o seu futuro na competição. No fundo da tabela, La Rochelle e Castres garantiram a manutenção, enquanto o Lyon disse definitivamente adeus à primeira divisão francesa. No topo, continua quase tudo por decidir, mas o Clermont, de Julien Bardy, igualou o RC Toulon no topo da classificação após derrotar o campeão francês e europeu, por 22-19.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Com apenas uma jornada por jogar, algumas das equipas do Top 14 já têm definido o seu futuro na competição. No fundo da tabela, La Rochelle e Castres garantiram a manutenção, enquanto o Lyon disse definitivamente adeus à primeira divisão francesa. No topo, continua quase tudo por decidir, mas o Clermont, de Julien Bardy, igualou o RC Toulon no topo da classificação após derrotar o campeão francês e europeu, por 22-19.
A jornada começou com uma péssima noticia para o râguebi do sudeste francês, com a derrota que confirmou a relegação do Lyon. Ao perder na casa do Oyonnax, por 28-10, o LOU vai regressar à Pro D2, falhando o seu objectivo de se manter na elite, depois de ter vencido a segunda divisão no ano passado. Bem diferente é o percurso do Oyonnax que era uma equipa rotulada como candidata à luta pela manutenção e está no 5.º lugar, em excelente posição de garantir um surpreendente lugar no play-off.
O Grenoble deu um grande passo para garantir a manutenção ao receber e vencer o Toulouse, formação que atravessava um grande momento de forma neste final de campeonato. A equipa da casa, que venceu por 32-11, nunca chegou a deixar hipóteses ao seu adversário, apresentando um râguebi asfixiante e um ritmo elevado a atacar e defender, com o suspeito do costume, Jonathan Wisniewski, a penalizar os erros do adversário. Com esta derrota, o Toulouse fica afastado da luta pelos dois primeiros lugares e vai tentar na última jornada segurar o 4.º lugar, para jogar os quartos-de-final em casa.
O Bordeaux-Bègles alcançou uma importantíssima vitória em casa contra o Bayonne, por 38-20. Com este triunfo bonificado, a formação de Bordéus reentra no Top 6 e tem nas suas mãos a possibilidade de jogar uma fase final que parecia um sonho inalcançável no início da época. O Bayonne vê a Pro D2 cada vez mais perto e sabe que já não depende só de si para evitar a descida.
Em outra partida entre equipas candidatas à descida, assistimos a uma verdadeira final entre Castres e Brive, com os campeões de 2013 a mostrarem que ainda têm um pouco do brilho do passado recente, alcançando uma vitória decisiva, que garante a manutenção. Neste triunfo com ponto bónus, por 32-12, o Castres Olympique apresentou-se mais confiante e seguro e acabou por fazer o jogo que tinha de fazer: agressivo, humilde e insaciável. Já o Brive tem na próxima jornada um duelo de tudo ou nada e está obrigado a derrotar em casa o Stade Français, que ainda sonha com o top 2.
O La Rochelle foi a segunda equipa a garantir o seu lugar na edição de 2015-16 do Top 14, depois de um empate caseiro contra o Racing Metro, por 18-18. Fortíssimos nas fases estáticas, especialmente nas mêlée, os "rochelais" souberam ser pacientes e só no último minuto da partida chegaram ao empate, graças a uma penalidade de Fortassin. A equipa de Paris, embora tenha atacado melhor (marcou os dois ensaios da partida), nunca conseguiu impor o seu jogo e depende agora de terceiros para chegar ao play-off.
Na luta pelos dois primeiros lugares, Stade Français, Clermont e Toulon continuam num despique renhido e a combinação dos resultados acabou por baralhar as contas. O Stade Français venceu com ponto bónus o Montpellier, por 35-21, e deixou o rival fora do top 6.
No jogo grande da ronda, que reeditou a final da Champions Cup, o Clermont recebeu um RC Toulon desfalcado e conseguiu ser superior: 22-19. Com Julien Bardy a titular, a partida ficaria decidida nos instantes finais, com um ensaio de Morgan Parra que permitiu ao Clermont ganhar e igualar o RC Toulon no primeiro lugar.