Alibaba associa-se a novo tipo de QR Code para combater a contrafacção
Gigante chinesa do comércio online tem sido acusada de permitir a venda de produtos falsificados nas suas plataformas.
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Segundo o co-fundador e CEO da Visualead, Nevo Alva, citado pelo site TechChrunch, além da questão de segurança, a ideia é tornar estes códigos mais fáceis de ler e de utilizar pelos consumidores. Alva assegura que os novos QR Codes são “praticamente impossíveis de copiar”, o que irá permitir às plataformas Alibaba e a outros serviços semelhantes combater a contrafacção.
Os fabricantes poderão imprimir o código e adicioná-lo a cada embalagem dos seus produtos, permitindo depois aos clientes verificar a autenticidade do que adquiriam quando recebem o produto comprado online. Para isso, os consumidores deverão descarregar a aplicação móvel Taobao para fazer a verificação.
Cada produto tem um código específico e ao ser passado na câmara de um telemóvel, por exemplo, não vai ser possível ser usado de novo, por ficar inválido automaticamente, indica Alva.
Além da parceria com a Alibaba, a Visualead vai ter como parceiros a marca de cosméticos L’Oreal e a de chocolate Ferrero, cujos produtos vão passar a ter o novo código.
Segundo o CEO da startup israelita, os falsificadores não serão capazes de criar aplicações que confirmem os seus produtos como sendo verdadeiros. O sistema que sustenta o código utiliza técnicas de visão computacional para reconhecer cada código que, segundo o responsável citado pelo TechCrunch, poderá ser usado não só nas embalagens dos produtos mas em redes sociais, autenticação de sites, pagamentos móveis ou emissão de bilhetes.