Trabalhador morreu em acidente na Barragem de Foz Tua
O alerta para o acidente foi dado às 6h15. Para o local foram mobilizados os bombeiros de Alijó, o INEM e a GNR.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O alerta para o acidente foi dado às 6h15. Para o local foram mobilizados os bombeiros de Alijó, o INEM e a GNR.
António Fontinha, dos bombeiros de Alijó, referiu que a vítima estava a trabalhar na obra de construção da construção da Barragem de Foz Tua quando terá sido projectada “cerca de 30 metros”, em circunstâncias que ainda estão a ser apuradas.
No local está a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) a fazer a averiguação das causas do acidente.
Em Maio do ano passado, um outro operário perdeu a vida na Barragem do Tua, após ter sofrido uma queda em altura, de cerca de dez metros, na operação de elevação de consolas de cofragem trepante na obra.
Já em Janeiro de 2012, uma derrocada neste empreendimento provocou a morte de três trabalhadores. No mês a seguir, em Fevereiro, um rebentamento que deu origem a um deslizamento de pedras e terras provocou ferimentos em quatro trabalhadores.
A Barragem de Foz Tua está em construção entre os concelhos de Alijó, distrito de Vila Real, e Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança.