Número de turistas chineses em Portugal cresceu 49% em 2014
Visitantes gastaram 54 milhões de euros, mais 20 milhões do que em 2013.
Os dados, ainda provisórios, foram compilados pelo Instituto Nacional de Estatísticas e pelo Banco de Portugal, respectivamente, e foram divulgados por ocasião dos seminários que o Turismo de Portugal promove esta semana em três grandes cidades chinesas.
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Os dados, ainda provisórios, foram compilados pelo Instituto Nacional de Estatísticas e pelo Banco de Portugal, respectivamente, e foram divulgados por ocasião dos seminários que o Turismo de Portugal promove esta semana em três grandes cidades chinesas.
Em Novembro de 2014, o governo português lançou uma campanha de promoção na China centrada na imagem de "C Luo" (Cristiano Ronaldo, em chinês), a figura portuguesa mais conhecida no país, e o Turismo de Portugal abriu uma representação permanente em Xangai.À semelhança do capitão da selecção de futebol, Portugal apresenta-se como um país "mundialmente famoso" e "cheio de lugares espectaculares", numa mensagem escrita em chinês e impressa em cartazes com a fotografia do jogador.
Segunda economia mundial, habitada por uma vasta população com crescente poder de compra, a China tornou-se também o maior emissor de turistas, ultrapassando os Estados Unidos da América.
Cerca de 109 milhões de chineses – mais 19,5% do que em 2013 – viajaram o ano passado para fora da China continental. A maioria fica-se por Hong Kong e Macau, mas os Estados Unidos, a Europa e a Austrália atraem cada vez mais a nova classe média chinesa.
Os seminários promovidos pelo Turismo de Portugal, com a participação de doze empresas portuguesas do sector e centenas de operadores turísticos locais, começaram na segunda-feira em Pequim, repetindo-se a seguir em Xangai, na quarta-feira, e em Cantão, dois dias depois.A iniciativa ocorre menos de treze meses depois de a Administração Nacional do Turismo da China ter participado, pela primeira vez, na Feira de Turismo de Lisboa, em Fevereiro passado, e que foi considerada "uma demonstração do real interesse dos operadores chineses no mercado português".
Três cadeias hoteleiras portuguesas (Corinthia, Melia e VIP) participam nos seminários em curso na China, com mais nove empresas do setor (GeoStar, Line Up - Portugal Incoming, Osíris: DMC Portugal & Spain, Rdmc Incoming & Outgoing, Spain & Portugal Tours, Supreme Tours, TQ Travel Quality DMC, Wide Travel & Events e Vista dmc).
"Só num dia fizemos cerca de 50 contactos. É um mercado que está a crescer, não há dúvida", disse um dos participantes.