Época balnear abre mais cedo em Cascais

Praias do concelho têm nadador-salvador a partir desta sexta-feira e até 30 de Setembro, mesmo as que não estão concessionadas.

Foto
Cascais tem 12 bandeiras azuis nas praias, mais uma do que no ano passado Marilyn Marques/Arquivo

Desde esta sexta-feira e até 30 de Setembro, as 15 praias do concelho têm nadadores-salvadores, mesmo nas zonas não concessionadas, como aquela onde está o antigo edifício Narciso.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Desde esta sexta-feira e até 30 de Setembro, as 15 praias do concelho têm nadadores-salvadores, mesmo nas zonas não concessionadas, como aquela onde está o antigo edifício Narciso.

Numa cerimónia a marcar o arranque da época, o presidente da câmara, Carlos Carreiras, anunciou o investimento de cerca de 60 mil euros na segurança dos banhistas, nomeadamente para comparticipar o pagamento dos salários dos nadadores-salvadores fora da época balnear oficial, cujas datas ainda não foram anunciadas. Habitualmente, na maioria das praias a época vigora entre 1 ou 15 de Junho e 15 ou 30 de Setembro.

“É um investimento fundamental”, sublinhou o autarca, lembrando que logo que surgem os dias quentes há “muitos milhares de banhistas” a aproveitar as praias perto da capital.

Cascais tem este ano cinco praias acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida e 12 com bandeira azul (mais uma do que no ano passado). Segundo o presidente da câmara, foi feito um “trabalho muito grande durante o ano”, nomeadamente para manter a limpeza de ribeiras que desaguam no mar, e assim garantir a qualidade da água e das praias.