Estes sapatos adaptam-se ao tamanho do pé das crianças
Kenton Lee dedica-se ao fabrico de milhares de sapatos para crianças carenciadas
Kenton Lee acredita que todos podemos fazer a diferença na vida dos outros. No caso dele, parece que esse sonho já se concretizou. Depois de ver uma criança com uns sapatos demasiado pequenos para os próprios pés, pensou na hipótese de criar um tipo de calçado que se ajustasse ao tamanho do pé.
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Kenton Lee acredita que todos podemos fazer a diferença na vida dos outros. No caso dele, parece que esse sonho já se concretizou. Depois de ver uma criança com uns sapatos demasiado pequenos para os próprios pés, pensou na hipótese de criar um tipo de calçado que se ajustasse ao tamanho do pé.
“Estas crianças vivem em sítios sem condições e não têm ferramentas suficientes para se protegerem de doenças, que muitas vezes são transmitidas por andarem descalças", conta Kenton. Apesar de muitas vezes serem doados sapatos, acabam por durar pouco tempo pois deixam de servir; neste caso, o calçado tem a particulariedade de ser ajustável ao tamanho do pé da criança.
Ou seja, o “shoe that grows” ajusta-se a cinco tamanhos diferentes e pode durar até cinco anos; existe apenas um modelo e dois tamanhos disponíveis: o pequeno que pode ser usado desde o infantário até à quarta classe e o tamanho grande que é usado depois, até ao nono ano. Assim, é possível ter a certeza que todas as crianças usam sapatos que lhes servem até acabarem a escola.
O fundador, que na altura trabalhava em Nairobi, no Quénia, sempre acreditou que poderia ajudar as pessoas que vivem em situações de pobreza extrema. Agora, lança o apelo no seu site: ao serem doados 10 dólares, um novo par de sapatos chega a estas crianças que vivem no Equador, Haiti, Gana ou Kenya.
Tendo em mente que existem mais de 300 milhões de crianças que precisam de sapatos, o objetivo é mesmo chegar a todas elas. Assim, os fundadores da ideia encorajam as pessoas a encher um saco com sapatos e a entrega-los a crianças com dificuldades ou, se preferirem, através da campanha “online” que demonstra que já estiveram mais longe de chegar ao número que pretendem – até agora já receberam mais de 72 mil dólares, o que ultrapassou os 50 mil dólares pedidos. De momento, os sapatos estão esgotados mas em Julho chegam mais 5 mil pares.