PSD Madeira aprova composição do governo de Albuquerque

A decisão foi tomada por unanimidade. Os nomes de todo o novo elenco governativo serão na próxima semana apresentado ao representante da República.

Foto
O novo governo da Madeira, presidido por Miguel Albuquerque, será composto por oito departamentos DR

“Este é um governo de combate, pensado, em termos de eficácia, na resolução dos problemas da Madeira e Porto Santo”, disse Tranquada Gomes, que foi também indicado por este órgão do PSD/Madeira para presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“Este é um governo de combate, pensado, em termos de eficácia, na resolução dos problemas da Madeira e Porto Santo”, disse Tranquada Gomes, que foi também indicado por este órgão do PSD/Madeira para presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

O político adiantou que “o critério aferidor na definição da composição deste governo [da Madeira] é sobretudo de eficácia e de pessoas íntegras e comprometidas com o futuro da Madeira”.

Assim, o novo governo da Madeira, presidido por Miguel Albuquerque, aprovado nesta sexta-feira pela comissão política do PSD/Madeira, será composto por oito departamentos: Secretaria Regional das Finanças e Administração Pública (Rui Gonçalves), Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais (Rubina Leal), Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura (Eduardo Jesus), Secretaria Regional da Educação (Jorge Carvalho), Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais (Susana Prada), Secretaria Regional da Saúde (Manuel Brito), Secretaria Regional da Agricultura e Pescas (Humberto Vasconcelos), e uma Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus (Sérgio Marques).

Tranquada Gomes acrescentou que este executivo insular também terá “subsecretários, a definir com as respectivas orgânicas”.

Os nomes de todo o novo elenco governativo serão na próxima semana apresentado ao representante da República, Ireneu Barreto, e a instalação da Assembleia Legislativa da Madeira e a cerimónia de posse do executivo está agendada para dia 20 de Abril.

Nesta reunião, a comissão política regional também indicou para vice-presidentes do parlamento madeirense os nomes de Miguel de Sousa, com quem Albuquerque disputou a liderança do partido em Dezembro de 2014, e Fernanda Cardoso.

Jaime Filipe Ramos foi a escolha para presidir à bancada parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira.

Os responsáveis sociais-democratas insulares também consideraram que a vitória do partido nas eleições regionais disputadas a 29 de Março "foi inequívoca”, pois o partido venceu nos 11 concelhos do arquipélago e em 50 das 54 freguesias deste território.

Agendaram a festa anual do PSD na herdade do Chão da Lagoa para 26 de Julho, mas “dentro da política de contenção de custos que o partido adoptou”, informando que “não serão convidados artistas internacionais ou nacionais”.

A comissão também decidiu realizar o II conselho regional a 16 de maio na Casa das Mudas, no concelho da Calheta, e marcou as eleições para as comissões políticas de freguesia para Junho.

Este órgão do PSD/M deliberou ainda solicitar ao seu grupo parlamentar uma sessão solene comemorativa do 25 de Abril, “a realizar no parlamento [madeirense] com intervenção de todos os partidos que nele têm assento”, o que não acontecia até agora.