Alunos de 15 anos à prova para mostrar como é que Portugal se sai na Educação
A prova do mais conhecido estudo sobre Educação da OCDE vai ser aplicada num grupo de escolas a partir desta quarta-feira.
Os testes PISA decorrerão entre 8 de Abril e 8 de Maio numa amostra aleatória de 248 escolas/agrupamentos de todo o território nacional. “Em cada uma delas foram seleccionados, também aleatoriamente, cerca de 40 alunos de 15 anos”, explica o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), em comunicado.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Os testes PISA decorrerão entre 8 de Abril e 8 de Maio numa amostra aleatória de 248 escolas/agrupamentos de todo o território nacional. “Em cada uma delas foram seleccionados, também aleatoriamente, cerca de 40 alunos de 15 anos”, explica o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), em comunicado.
Porquê avaliar estudantes de 15 anos? Porque são aqueles que na maior parte dos países participantes se aproximam do final da escolaridade obrigatória, esclarece-se.
O PISA avalia os conhecimentos e competências nos domínios da leitura, das ciências e da matemática. E é assim a cada três anos. São envolvidos mais de 500.000 jovens de cerca de 70 países de todo o mundo. A prova é constituída por vários cadernos de teste que combinam itens dos diferentes domínios avaliados.
A participação das escolas e dos seus alunos é voluntária. E o comunicado do IAVE nota que “os resultados obtidos não são, nem devem ser, usados individualmente para qualquer avaliação interna ou externa dos alunos e/ou das respectivas escolas”. Acrescenta-se: “Os resultados dos estudos internacionais têm um propósito maior: representar o nosso país internacionalmente e fazer o diagnóstico do nosso sistema educativo segundo padrões internacionais reconhecidos. Estes resultados são fundamentais para identificar áreas e processos de ensino e aprendizagem que permitam melhorar o sistema educativo nacional, tendo por referência os sistemas educativos de outros países.”
Em cada ciclo PISA é seleccionada como domínio principal uma das três áreas avaliadas – leitura, matemática ou ciências. Em 2000, o domínio principal foi a leitura, que foi novamente avaliado em 2009. Em 2003 e em 2012 seleccionou-se a matemática e, em 2006, as ciências. Em 2015, seguindo a rotatividade, o domínio principal será ciências.