Bob Burns, antigo baterista dos Lynyrd Skynyrd, morreu num acidente de carro
Foi ele o baterista de temas como Sweet Home Alabama ou Free Bird. Tinha 64 anos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O músico seguia sozinho no carro, em Cartersville, onde vivia, quando o acidente aconteceu. Bob Burns despistou-se e embateu contra uma árvore na sexta-feira à noite. De acordo com a polícia, o antigo baterista dos Lynyrd Skynyrd não usava cinto de segurança, embora as causas do acidente, que não envolveu mais nenhum carro, ainda não tenham sido apuradas.
Bob Burns ajudou a formar os Lynyrd Skynyrd em 1964, juntamente com Gary Rossington e Larry Junstrom, estava ainda na escola secundária. Abandonou a banda dez anos depois, já com dois discos editados: Pronounced 'Leh-'nérd 'Skin-'nérd , de 1973, e Second Helping, de 1974.
O baterista cansou-se da vida de estrada e decidiu deixar os Lynyrd Skynyrd numa altura em que a banda crescia. Os dois primeiros álbuns catapultaram os Lynyrd Skynyrd para a fama, ajudando a definir o som do rock sulista dos Estados Unidos. Canções como Sweet Home Alabama ou Free Bird ainda hoje são ouvidas um pouco por todo o mundo.
De 1964 a 1974, Burns actuou ao lado do vocalista Ronnie Van Zant, o baterista Larry Junstrom e os guitarristas Gary Rossington e Allen Collins. Quando dez anos depois de tudo ter começado, o baterista decide abandonar a banda, acusando exaustão, é substituído por Artimus Pyle, que participa logo no álbum a seguir, Nuthin' Fancy, de 1975.
Como já não fazia parte da banda, Rob Burns não estava a bordo do avião que se despenhou com três membros dos Lynyrd Skynyrd a bordo. Morreram neste acidente em 1977 Van Zant, Steve Gaines e Cassie Gaine. Depois disso, há um hiato, até ao irmão de Ronnie Van Zant voltar a pegar na banda em 1987. Desde então, a banda continua e Gary Rossington é o único membro fundador a continuar.
“Bem, hoje estou completamente sem palavras, lembro-me do Bob ser um tipo engraçado”, escreveu Rossington no Facebook dos Lynyrd Skynyrd. “Fazia uma quantidade de números para nós e fazia-nos rir o tempo todo, era hilariante”, continua o músico que “ironicamente”, no dia do acidente de Burns, visitou as campas dos antigos membros da banda. “No regresso, passámos [Rossington e a filha] pela antiga casa de Bob Burns. Foi ali, na garagem, que começámos a ensaiar com os Skynyrd”, termina o músico, para quem Burns “era um grande baterista”.
Nascido a 24 de Novembro de 1950, em Jacksonville, na Flórida, Robert Lewis Burns Jr., ou Bob Burns como ficou para sempre conhecido, decidiu que queria ser baterista quando viu os Beatles actuarem em 1964 no The Ed Sullivan Show.
Em 1996, Bob Burns volta ao lugar de baterista dos Lynyrd Skynyrd para promover o documentário Freebird: The Movie, sobre os anos iniciais da banda. O mesmo aconteceu em 2006, quando o grupo entra para o Rock and Roll Hall of Fame.