Convite ao Ministro da Educação, a propósito do “Acordo Ortográfico” de 1990
Convite a Sua Excelência, o Senhor Ministro da Educação e Ciência:
a) para que a “Comunidade Educativa Nacional” — Pais / Encarregados de Educação, Professores, Associações de Estudantes, Dirigentes das Universidades e do Ensino Superior em geral... — deixe de se manter impávida e serena, sem mexer uma palha;
b) para que os nossos jovens deixem de ser tratados como “cobaias” indefesas...
c) para que os Professores deixem de ser humilhados e desmotivados por causa dos erros de “ortografia”,
voltamos a repetir um apelo/pedido já anteriormente feito:
Estará o Senhor Ministro da Educação e Ciência disposto a submeter-se a um prévio teste de aplicação do ‘Acordo Ortográfico /1990’, em vez de continuarem os Professores a ser sujeitos, por um lado, a uma constante e desmotivadora humilhação e os Alunos, pelo outro, a correrem o risco de serem injustamente penalizados nas suas avaliações, em consequência da aplicação dessa monstruosidade científico-linguística que é esse inqualificável regulamento da expressão gráfica?...
Senhor Ministro:
Como matéria a ser avaliada nesse teste, basta seleccionar os seguintes dois tópicos:
1. aplicação do “hífen” e dos acentos gráficos;
2. supressão dos grafemas “c” e “p” (quando alegadamente eles não se pronunciam...), presentes em vocábulos em que, como nos a seguir apresentados a título de exemplo, se verificam as sequências “ct” e “pt”:
exs.: acupunctura, adjectivar, adjectivo, adopção, adoptar, adoptivo, anticéptico, antisséptico, arquitectar, arquitecto, arquitectura, bissectriz, trissectriz, secção, sector, seccionar, carácter, conceptáculo, conceptismo, conector, conjectura, consumpção, consumptível, contráctil, contractura, dactilografar, dactilógrafo, dactilografia, dejecto, descaracterizar, electrocardiograma, electropunctura, eléctrodo, erecção, eréctil, espectador, espectáculo, expectação, expectador, expectante, expectativa, hidrotactismo, icterícia, ictérico, infeccionar, infeccioso, infectocontagioso, injecção, injectável, injectar, insectífero, insectófilo, inspecção, inspector, inspeccionar, intáctil, intersectar, intercepto, interruptor, láctico, lactose, noctívago... opticométrico... projéctil, projecto, rectal... sector, secção, seccionar, séctil, táctil, vesicorrectal...
Senhor Ministro da Educação e Ciência:
Solicita-se, assim, a Vossa Excelência se digne, com a Generosidade da Sua Inteligência e Racionalidade Crítica, da Sua Competência Pedagógica e Formativa e da Sua Sabedoria, se digne dar a toda a Comunidade Educativa Nacional o seu tão dignificante e estimulante exemplo de “competência ortográfica”!
Não tenha medo!
Dê-nos uma “lição” de coragem científico-pedagógica e educativa neste específico domínio, até na sua qualidade de “Cidadão de Referência” para todos os seus Tutelados!...
Confie nas suas próprias altas capacidades acabadas de referir!...
Respeitosamente, ficamos a aguardar.
Filólogo e Investigador
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Convite a Sua Excelência, o Senhor Ministro da Educação e Ciência:
a) para que a “Comunidade Educativa Nacional” — Pais / Encarregados de Educação, Professores, Associações de Estudantes, Dirigentes das Universidades e do Ensino Superior em geral... — deixe de se manter impávida e serena, sem mexer uma palha;
b) para que os nossos jovens deixem de ser tratados como “cobaias” indefesas...
c) para que os Professores deixem de ser humilhados e desmotivados por causa dos erros de “ortografia”,
voltamos a repetir um apelo/pedido já anteriormente feito:
Estará o Senhor Ministro da Educação e Ciência disposto a submeter-se a um prévio teste de aplicação do ‘Acordo Ortográfico /1990’, em vez de continuarem os Professores a ser sujeitos, por um lado, a uma constante e desmotivadora humilhação e os Alunos, pelo outro, a correrem o risco de serem injustamente penalizados nas suas avaliações, em consequência da aplicação dessa monstruosidade científico-linguística que é esse inqualificável regulamento da expressão gráfica?...
Senhor Ministro:
Como matéria a ser avaliada nesse teste, basta seleccionar os seguintes dois tópicos:
1. aplicação do “hífen” e dos acentos gráficos;
2. supressão dos grafemas “c” e “p” (quando alegadamente eles não se pronunciam...), presentes em vocábulos em que, como nos a seguir apresentados a título de exemplo, se verificam as sequências “ct” e “pt”:
exs.: acupunctura, adjectivar, adjectivo, adopção, adoptar, adoptivo, anticéptico, antisséptico, arquitectar, arquitecto, arquitectura, bissectriz, trissectriz, secção, sector, seccionar, carácter, conceptáculo, conceptismo, conector, conjectura, consumpção, consumptível, contráctil, contractura, dactilografar, dactilógrafo, dactilografia, dejecto, descaracterizar, electrocardiograma, electropunctura, eléctrodo, erecção, eréctil, espectador, espectáculo, expectação, expectador, expectante, expectativa, hidrotactismo, icterícia, ictérico, infeccionar, infeccioso, infectocontagioso, injecção, injectável, injectar, insectífero, insectófilo, inspecção, inspector, inspeccionar, intáctil, intersectar, intercepto, interruptor, láctico, lactose, noctívago... opticométrico... projéctil, projecto, rectal... sector, secção, seccionar, séctil, táctil, vesicorrectal...
Senhor Ministro da Educação e Ciência:
Solicita-se, assim, a Vossa Excelência se digne, com a Generosidade da Sua Inteligência e Racionalidade Crítica, da Sua Competência Pedagógica e Formativa e da Sua Sabedoria, se digne dar a toda a Comunidade Educativa Nacional o seu tão dignificante e estimulante exemplo de “competência ortográfica”!
Não tenha medo!
Dê-nos uma “lição” de coragem científico-pedagógica e educativa neste específico domínio, até na sua qualidade de “Cidadão de Referência” para todos os seus Tutelados!...
Confie nas suas próprias altas capacidades acabadas de referir!...
Respeitosamente, ficamos a aguardar.
Filólogo e Investigador