Portugal inicia qualificação para o Europeu de futsal com goleada
Selecção nacional bateu a Geórgia por 7-0.
Portugal assumiu a liderança do agrupamento, que integra também o Cazaquistão e a anfitriã Roménia, selecções que vão medir forças ainda nesta quarta-feira e que a equipa nacional vai defrontar na quinta-feira e no sábado, respectivamente.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Portugal assumiu a liderança do agrupamento, que integra também o Cazaquistão e a anfitriã Roménia, selecções que vão medir forças ainda nesta quarta-feira e que a equipa nacional vai defrontar na quinta-feira e no sábado, respectivamente.
Um remate de Ricardinho que acertou no poste da baliza georgiana, logo aos dois minutos, deu o mote para um início de encontro marcado pelo domínio da selecção portuguesa, com a cumplicidade evidente do adversário, ainda que sem resultados práticos. Portugal apenas quebrou a resistência da Geórgia a meio da primeira parte, quando Cardinal aproveitou uma assistência de Arnaldo para inaugurar o marcador, aos dez minutos, mas deixou o encontro sentenciado ainda antes do intervalo, ao marcar quatro golos em outros tantos minutos.
Ricardinho esteve destaque, ao “bisar” ainda antes do intervalo, aos 18’ e 20’, o último com um “chapéu” antes da linha de meio-campo, aproveitando o facto de a Geórgia estar a jogar com um guarda-redes avançado. Mas Bruno Coelho (16’) e Djô (20’) também “facturaram”.
Na segunda parte, a equipa treinada por Jorge Braz baixou claramente o ritmo do jogo, mas ainda conseguiu aumentar a vantagem, já na recta final do jogo, por intermédio de Pedro Cary (35’) e Paulinho (40’).
Os sete vencedores dos grupos de qualificação apuram-se para o Europeu de 2016, juntando-se à anfitriã Sérvia, enquanto os sete segundos classificados e o terceiro melhor terceiro classificado disputam um play-off a duas mãos para determinar as quatro últimas vagas para a fase final.
Ficha de jogo
Portugal-Geórgia, 7-0. Jogo disputado no pavilhão de Calarasi (Roménia)
Portugal Bebé, João Matos, Paulinho, Pedro Cary e Ricardinho. Jogaram ainda: Cardinal, Arnaldo, Bruno Coelho, Tiago Brito, Djô, Fábio Cecílio, Mário Freitas e Vítor Hugo. Treinador Jorge Braz.
Geórgia Kepaschwili, Nishnianidze, Dzabiradze, Altunashvili e Roni. Jogaram ainda: Maisaia, Sebiskveradze, Bobokhidze, Chanukvadze, Lukava, Jvarashvili e Zedelashvili. Treinador Arsen Kvantaliani.
Árbitros Oleg Ivanov (Ucrânia), Vyacheslav Daragan (Ucrânia) e Danijel Janosevic (Croácia).
Golos 1-0, por Cardinal, aos 10’; 2-0, por Bruno Coelho, aos 16’; 3-0, por Ricardinho, aos 18’; 4-0, por Djô, aos 20’; 5-0, por Ricardinho, aos 20’; 6-0, por Pedro Cary, aos 35’; 7-0, por Paulinho, aos 40’.