Arte urbana do Google Art Project tem mais 192 obras portuguesas
Projecto tem dois novos parceiros em Portugal. Além da Galeria de Arte Urbana, WOOL e Urban Creativity entraram a bordo.
A entrada de novas obras portuguesas na galeria Street Art, que conta com mais de 3500 artistas apresentados por 86 parceiros de 34 países, vem aumentar a o catálogo de trabalhos de arte urbana conservados digitalmente, antes do risco de desaparecerem.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A entrada de novas obras portuguesas na galeria Street Art, que conta com mais de 3500 artistas apresentados por 86 parceiros de 34 países, vem aumentar a o catálogo de trabalhos de arte urbana conservados digitalmente, antes do risco de desaparecerem.
Amit Sood, responsável pelo Google Art Project, sublinha que a “tecnologia permite que se preserve estas expressões artísticas e se as disponibilize quando e onde se pretender”. “Esta colecção digital de mais de 10.000 imagens, 90 novas colecções e arte em GIFs animados de todo o mundo irá levar a vibrante arte urbana para os ecrãs dos computadores, telemóveis e relógios inteligentes através da ligação à Internet”, argumenta o responsável.
Na mais recente actualização da colecção do Street Art Project, Portugal, que já estava presente no projecto através de uma parceria da Galeria de Arte Urbana com o Google, passa a ter 147 trabalhos e oito colecções apresentados pelo WOOL, e 45 trabalhos e duas colecções através da Urban Creativity.
Além do arquivo online, os trabalhos nacionais e internacionais vão passar a ficar expostos na televisão por via do Chromecast, nos computadores com a extensão do Chrome, nos relógios inteligentes com o Android Wear e nas aplicações para telemóveis especificamente desenvolvidas para o projecto, indica o Google em comunicado. Quer o WOOL quer a Galeria de Arte Urbana – que se associou ao projecto em 2014 - participam nas diversas experiências imersivas da Google.
Lara Seixo Rodrigues, co-fundadora, curadora e produtora do WOOL, considera que a parceria com o Street Art Project “será também uma forma de promover e perpetuar a arte urbana em todo o mundo, incluindo a portuguesa”. “O WOOL transformou-se na maior plataforma de promoção da arte urbana portuguesa e naturalmente, a integração de todo este trabalho árduo e apaixonado, no Google Cultural Institute assume-se como um enorme reconhecimento”, acrescenta.
No caso do Urban Creativity, projecto da Associação para a Participação Pública (AP2) em parceria com diversas faculdades e instituições públicas e privadas, a sua participação no Street Art foi sugerida aos delegados do projecto que participaram na conferência internacional Lisbon Street Art & Urban Creativity, em Julho de 2014, explica ao PÚBLICO, por email, Pedro Soares Neves.
"O Urban Creativity constitui-se como um veículo (com validação cientifica) para inclusão de conteúdos no projecto Street Art da Google, através da revista cientifica Street & Urban Creativity Scientific Journal [a lançar em Julho de 2015] e colecções directamente geridas por diferentes autarquias e instituições com as quais a AP2 se relaciona", indica o membro do projecto.
O Street Art Project integra o Google Art Project que permite a qualquer utilizador visitar e explorar online museus e obras de arte em todo o mundo. Portugal tem actualmente 236 obras disponíveis e 19 colecções, que inclui trabalhos de Vhils, Mariana Dias Coutinho, ou um conjunto de trabalhos fotografados na Calçada da Glória, em Lisboa. Cada trabalho é acompanhado de uma ficha de identificação que indica o local onde se encontra ou encontrava a obra, o artista, quando identificado, as dimensões das obras, as técnicas utilizadas e a sua localização no mapa do respectivo país.
Notícia actualizada às 10h50 de 20 de Março: Acrescenta informação relativa ao projecto Urban Creativity.