Oyonnax continua a provocar sensação

Os quatro primeiros classificados venceram na 19.ª jornada do Top 14, luta aperta no fundo da tabela

Foto
DR

O RC Toulon alcançou o resultado mais expressivo da 19.ª ronda do Top 14 e com o ponto bónus somado igualou o Clermont na liderança da prova. A sensação, no entanto, continua a ser o Oyonnax, que bateu o Toulouse e já é quinto. Na luta pela fuga à despromoção, há apenas quatro pontos a separar cinco equipas.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O RC Toulon alcançou o resultado mais expressivo da 19.ª ronda do Top 14 e com o ponto bónus somado igualou o Clermont na liderança da prova. A sensação, no entanto, continua a ser o Oyonnax, que bateu o Toulouse e já é quinto. Na luta pela fuga à despromoção, há apenas quatro pontos a separar cinco equipas.

Depois de uma boa vitória contra o Castres, na jornada passada, o Oyonnax voltou a mostrar o seu gosto pelas equipas do sul de França e, desta vez, venceu o Toulouse (9-3). Num duelo muito fechado, foi a equipa da casa quem mostrou mais vontade, baseando o seu jogo numa defesa forte. Este resultado garante ao Oyonnax o 5.º lugar, com os mesmos pontos do seu rival da jornada e do Bordeaux.

E a equipa de Bordéus foi batida em casa pelo Stade Français, numa partida com um final de cortar a respiração. Nos minutos derradeiros, e já depois de se ouvir a sirene, o abertura Jules Plisson transformou um pontapé de ressalto que deu a vitória para a equipa de Paris, por 23-22. Um triunfo justo para os parisienses, enquanto o Bordeaux terá que lamentar não ter conseguido segurar a vantagem nos últimos segundos.

Foto

O aflito Castres conseguiu uma importante vitória contra um concorrente directo na fuga à despromoção: 23-20 contra o Lyon. Este triunfo ainda soube melhor pelo facto da equipa da casa ter estado a perder por 14-0 no início da segunda parte. Rory Kockott foi o grande responsável pela reviravolta, ao marcar 13 pontos da sua equipa e tendo convertido a penalidade que deu a vitória no último minuto.

O Clermont, sem o lesionado Julien Bardy, e o Racing Metro receberam e venceram Bayonne e Grenoble, respectivamente. Se no primeiro jogo, os Jaunards não tiveram grandes dificuldades em ganhar (28-16) e devem lamentar não terem atingido o ponto de bónus ofensivo, o Racing teve de lutar para alcançar os quatro pontos (34-29). O Grenoble esteve sempre na luta pelo resultado e, se não fosse um Maxime Machenaud em grande forma, os forasteiros tinham provavelmente levado para casa mais do que um ponto de bónus ofensivo.

O Montpellier voltou a desiludir e não foi além de ume empate caseiro contra o surpreendente La Rochelle (15-15). Na verdade, a equipa visitante até esteve perto de ganhar, mas uma penalidade transformada pelo abertura Benjamin Lucas, já depois da sirene, tirou o pão da boca ao adversário. Com 11 pontos desperdiçados em penalidades e transformações, a equipa de La Rochelle tem tudo para se sentir frustrada, especialmente considerando que este poderia ter sido o seu primeiro triunfo fora desta época.

Na última partida, o RC Toulon sabia que poderia voltar ao lugar de líder caso alcançasse uma vitória com bónus contra o Brive. E os campeões franceses só precisarem de um homem para atingirem esse objectivo: David Smith. O ponta de origem Samoana marcou quatro ensaios e foi a figura da partida. O Brive não teve forçar para contraria a “armada toulonaise” e está agora apenas a um ponto da zona de despromoção.