Padres portugueses vencem Clerigus Cup, campeonato europeu de futsal

A selecção nacional de futsal do clero dedicou a vitória “a todos os portugueses” que vivem um “tempo de crise”.

Foto

A competição decorreu na cidade austríaca de Sankt Polten e a seleção nacional de futsal do clero chegou ao pódio ao derrotar, na final, a selecção de padres polacos, por uma bola a zero.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A competição decorreu na cidade austríaca de Sankt Polten e a seleção nacional de futsal do clero chegou ao pódio ao derrotar, na final, a selecção de padres polacos, por uma bola a zero.

Uma vitória conseguida com “suor, dedicação e inspiração divina”, disseram os jogadores à agência Ecclesia, lembrando que na fase de grupos derrotaram a Eslováquia, a Albânia e a Bielorrússia, seguindo-se igualmente vitórias frente aos padres húngaros e depois aos croatas, na meia-final.

“Vencidos estes jogos, a selecção encontrou na final aquela que é considerada há muitos anos como a selecção mais forte de todo o campeonato, composta por sacerdotes fisicamente bem preparados”, disseram os jogadores.

E contam assim o desenrolar do jogo: “Após uma recuperação de bola, o padre António Cunha (de Viana do Castelo) segue pela linha lateral, finta alguns jogadores e, mesmo já perto da linha de fundo, faz um golo soberbo, colocando a bola mesmo no ângulo superior direito da baliza”.

Na “Clericus Cup” de futsal de padres da Europa participaram 220 sacerdotes de 16 países.

Segundo a Ecclesia a selecção nacional de futsal do clero dedicou a vitória “a todos os portugueses” que vivem um “tempo de crise” e recordou o padre José Miguel Pereira, pároco da Apúlia e recentemente falecido, que participou em anteriores campeonatos e que agora “defende as redes da baliza no campo eterno”.