Confirmada homenagem a Julien Bardy a 20 de Junho
Vila Pouca de Aguiar será palco de um jogo da selecção nacional frente à Suíça para prestar tributo ao jogador do Clermont
Após alguns meses de negociações e acerto de pormenores, houve finalmente fumo branco entre a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar e a Federação Portuguesa de Rugby e está confirmado um jogo entre Portugal e a Suíça, a 20 de Junho, na vila transmontana, para homenagear Julien Bardy.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Após alguns meses de negociações e acerto de pormenores, houve finalmente fumo branco entre a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar e a Federação Portuguesa de Rugby e está confirmado um jogo entre Portugal e a Suíça, a 20 de Junho, na vila transmontana, para homenagear Julien Bardy.
O encontro, que terá lugar no Complexo Desportivo Municipal de Vila Pouca de Aguiar, colocará frente a frente a selecção nacional e os suiços, adversário escolhido pela FPR que ocupa um modesto 44.º lugar no ranking da World Rugby e disputa actualmente o grupo 2A da Rugby Europe, equivalente ao quarto escalão europeu.
Relevância desportiva do duelo à parte, a partida tem como objectivo homenagear o Jogador do Ano da FPR em 2012 e 2013, que embora tenha nascido na cidade francesa de Clermont Ferrand, é filho de mãe portuguesa, natural de Vila Pouca de Aguiar, local onde o terceira-linha passou com regularidade férias na infância.
Alberto Machado, presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, explica que para além de ser “um atleta da selecção nacional” e “uma referência no râguebi francês”, Julien Bardy é “um aguiarense”, pelo que “é orgulho” para a vila transmontana receber o jogo.
O autarca sublinha que todos os anos são organizados na vila a que preside “dois ou três eventos desportivos de elevada qualidade”. “Vila Pouca de Aguiar é o concelho do interior Norte com maior prática desportiva federada per capita e há vários atletas de referência da terra. É importante que os nossos jovens se identifiquem com quem triunfa no desporto”, acrescenta.
Embora Trás-os-Montes seja actualmente uma região praticamente sem expressão na modalidade, Alberto Machado revela ao P3 Râguebi que as conversações com a FPR serviram também para abrir uma janela de oportunidade para a introdução do râguebi na vila.
“A Câmara Municipal tem actividade desportiva em todo o ensino pré-escolar e primeiro ciclo do concelho e procuramos sempre introduzir novas modalidades. Este ano vamos introduzir o hipismo, visto que acabamos de construir um centro equestre, e iremos também introduzir o râguebi nas classes dos 6 aos 10 anos. Depois, se houver motivação, e o associativismo agarrar, será dada continuidade. Fazemo-lo como estratégia de desenvolvimento desportivo e o Julien Bardy servirá como exemplo para os mais novos”, conclui o presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.