Concurso de arte urbana vale bolsa de estudo

A empresa de tintas Barbot lançou um concurso de ideias de arte urbana destinado a estudantes finalistas de cursos de arte e artistas em início de carreira

Foto
urbanartcore.eu|Flickr

A Barbot lançou o CRIARTE – Concurso de Ideias de Arte Pública -, que tem como objetivo “apoiar e promover a Arte Urbana em Portugal, valorizando o talento nacional”, refere a comunicação da empresa portuguesa de tintas.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Barbot lançou o CRIARTE – Concurso de Ideias de Arte Pública -, que tem como objetivo “apoiar e promover a Arte Urbana em Portugal, valorizando o talento nacional”, refere a comunicação da empresa portuguesa de tintas.

Desenvolvida em parceria com a Escola de Artes MArt, em Lisboa, a competição dirige-se a estudantes finalistas de cursos de arte e artistas em início de carreira, portugueses ou estrangeiros, a residir em Portugal. Segundo o regulamento (em pdf) do concurso, as ideias submetidas devem ser concebidas tendo em mente que “destinam-se a cobrir a fachada da Antiga Fábrica da Barbot, situada em Laborim, Vila Nova de Gaia e vísivel da auto-estrada A1 de ambas as direcções”.

Portanto, uma boa “montra” é o que não faltará ao projecto vencedor. Na verdade, o primeiro seleccionado do CRIARTE, além deste prémio, terá ainda direito a uma bolsa de estudo Barbot para frequentar a Residência Artística na MArt durante o ano lectivo de 2015/2016.

Candidaturas até 31 de Maio

A comunicação da empresa de tintas informa que “este programa anual, destinado a artistas e estudantes de arte, tem por objectivo o aprofundamento do trabalho de autor através de um regime intensivo de investigação prática e teórica. Os participantes têm o acompanhamento dos artistas residentes André Almeida e Sousa, Carlos Correia, Paulo Brighenti, Telmo Chaparra, Rui Dias Monteiro, Luísa Metello Seixas, bem como de outros convidados”. Tendo em conta que este concurso de ideias de arte urbana elegerá duas propostas vencedoras, o segundo lugar tem como prémio um desconto de 50% no valor das propinas do mesmo programa da MArt.

Desta forma, todos os interessados em participar têm até 31 de Maio para enviar as suas candidaturas (a ficha de inscrição está anexada ao regulamento) para o e-mail concurso@artemart.pt, com o assunto “Concurso Barbot apoia a Arte Pública”. Sandro Resende (artista, curador e director Artístico da P28), Paulo Arraiano, Miguel Januário, Pauline Foessel (galerista e diretora da galeria UnderDogs), e ainda um representante da Barbot formam o júri do concurso.