Anadia arranca com sistema de bicicletas gratuitas
Serviço está disponível em qualquer uma das cinco estações, através da apresentação de um documento de identificação
A Câmara de Anadia anunciou esta terça-feira o arranque do serviço de bicicletas públicas B-AND, com o objectivo de fomentar o seu uso nas deslocações urbanas no município, com parques em Anadia, Curia e Sangalhos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Câmara de Anadia anunciou esta terça-feira o arranque do serviço de bicicletas públicas B-AND, com o objectivo de fomentar o seu uso nas deslocações urbanas no município, com parques em Anadia, Curia e Sangalhos.
A partir do website do município de Anadia, passou a estar disponível a página electrónica do serviço de bicicletas públicas, com informação sobre as regras de utilização, estações, horários e trajectos cicláveis. O serviço b-AND consiste na disponibilização gratuita de bicicletas públicas a partir de parqueamentos situados em pontos estratégicos da rede de ciclovias de Anadia, cuja gestão integrada assenta numa plataforma digital, ligada à respectiva página electrónica.
Na primeira fase foram montados parques em Anadia, na Praça da Juventude e nas Piscinas Municipais, na Curia, junto à Estação da Curia e sede da Rota da Bairrada e no Curia Tecnoparque, e também em Sangalhos, no Centro de Alto Rendimento de Anadia (Velódromo Municipal).
Para requisitar uma bicicleta, o serviço está disponível em qualquer uma das cinco estações, através da apresentação de um documento de identificação, podendo a devolução da bicicleta ser feita em qualquer outra estação.
O sistema faz parte do projeto "AND — Mobilidade em Bicicleta no Município de Anadia", que prevê a criação de um conjunto de infra-estruturas destinadas a facilitar a circulação de bicicletas, contemplando uma rede de ciclovias que ligará, numa primeira fase, o Velódromo de Sangalhos à sede do concelho e, numa segunda fase, Anadia à Curia.
A Curia tem desde 2012, uma ciclovia que circunda a estância termal, numa extensão de mais de dois quilómetros, que foi integrada no projecto.