Lisboa é candidata a Destino Europeu do Ano
Depois da eleição do Porto em 2014, cabe agora a Lisboa tentar reconquistar o título promovido pela European Consumers Choice. Votação online já abriu
Vem aí nova edição dos prémios European Best Destinations (melhores destinos europeus) promovidos pela European Consumers Choice (ECC), "organização sem fins lucrativos de consumidores e especialistas" que tem sede em Bruxelas e se dedica a "avaliar produtos e serviços".
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Vem aí nova edição dos prémios European Best Destinations (melhores destinos europeus) promovidos pela European Consumers Choice (ECC), "organização sem fins lucrativos de consumidores e especialistas" que tem sede em Bruxelas e se dedica a "avaliar produtos e serviços".
Ao longo das cinco edições já realizadas, Portugal tem conseguido impor-se: Lisboa venceu logo no primeiro ano, em 2010, e o Porto venceu em 2012 e 2014 (só Istambul e Copenhaga conseguiram "furar" o domínio luso até agora). Como as regras mandam que o vencedor de um ano não possa competir no seguinte, desta feita o Porto não vai a votos. Mas Lisboa assegurou a nomeação e compete com mais 19 cidades, todas elas grandes centros de atracção turística, numa votação online até 10 de Fevereiro.
As candidatas são avalizadas por um "júri de especialistas em turismo" e estão todas entre "as mais visitadas do continente". Na lista que vai a votos encontram-se, entre outras, Amesterdão, Madrid, Barcelona, Berlim, Viena, Londres, Paris, Roma e Milão, Praga ou Atenas.
“É com muito orgulho que verificamos que Lisboa tem demonstrado ter dinamismo e capacidade de inovação ao tirar partido da qualidade e diversificação da sua oferta turística ao longo dos anos", comenta, em comunicado, Paula Oliveira, directora executiva da Associação Turismo de Lisboa.
Na última edição dos prémios, a eleição do Porto tornou-se um caso mediático (a Fugas, suplmento do PÚBLICO, não só deu em primeira mão a notícia como dedicou um especial à cidade após a declaração de Destino Europeu do Ano). O Porto, aliás, cilindrou a concorrência: a organização do evento confirmava à Fugas que o Porto tinha conseguido 14,8% dos votos, muito à frente da segunda classificada, a croata Zagrebe (10,2%). O top 5 europeu completava-se com Viena (Áustria), Nicósia (Chipre) e Budapeste (Hungria).
A cidade vencedora terá direito a promoção no site da ECC e em diversos meios, podendo utilizar a distinção e o logo "Escolha do Consumidor Europeu" em toda a sua comunicação institucional durante um ano.
No dossier da ECC, pode ler-se que a "a cobertura mediática da campanha Porto — Melhor Destino Europeu 2014 está avaliada, segundo um estudo independente da multinacional Cision — especialista em análise dos media —, em mais de 1 milhão de euros a nível nacional (meios portugueses) e mais de 10 milhões de euros a nível europeu". No site, foram "batidos todos os recordes" em 2014, tendo sido apurados 228.688 votos.
A ECC cita também o presidente da câmara do Porto, Rui Moreira, que referiu que "10 milhões de espaço editorial é um valor considerável e prova que é possível mobilizar a comunicação e as pessoas para boas causas". "Provámos que é possível mobilizar os media e toda uma cidade para uma causa positiva que beneficia todos, conseguindo que dezenas de milhares de pessoas votassem online".
Agora, é a vez de Lisboa mostrar a sua garra.