CDUL derrotado em Itália
Os campeões nacionais perderam frente ao Mogliano Rugby por 45-17, na estreia na fase de apuramento para a Challenge Cup
O CDUL estreou-se neste sábado com uma derrota no qualifying de acesso à Challenge Cup. Frente ao vice-lider do campeonato italiano, os campeões nacionais conseguiram marcar três ensaios, mas não tiveram argumentos para contrariar a qualidade da formação transalpina.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O CDUL estreou-se neste sábado com uma derrota no qualifying de acesso à Challenge Cup. Frente ao vice-lider do campeonato italiano, os campeões nacionais conseguiram marcar três ensaios, mas não tiveram argumentos para contrariar a qualidade da formação transalpina.
Sem surpresa, a estreia do CDUL na prova de acesso à Challenge Cup terminou com um desaire. Em Mogliano Veneto, a cerca de 30 quilómetros de Veneza, os “universitários” depararam-se com um rival que conta com internacionais italianos e estrangeiros de grande categoria, e ao intervalo o Mogliano Rugby já vencia por 31-5.
Sem jogadores importantes para o XV lisboeta, como Tiago Girão, Pedro Cabral ou Gonçalo Foro, entre outros, o CDUL apresentou um misto de juventude e experiência na equipa inicial. Do outro lado, o Mogliano Rugby começou por deixar no banco algumas das principais figuras (Aristide Barraud e Kayle Van Zyl), mas não abdicou de atletas como o formação Fabio Semenzato ou o ponta Riccardo Pavan, que já vestiram a camisola dos azzurri.
A primeira parte foi o período que correu menos bem aos portugueses que, para além de chegarem ao intervalo com 26 pontos de desvantagem, ainda perderam Duarte Foro, por lesão – João Lino fez o ensaio nacional no primeiro tempo.
Nos últimos 40 minutos, o duelo foi mais equilibrado e o CDUL marcaria mais dois ensaios (Carl Murray e novamente João Lino), terminando a partida com um desaire por 45-17, que reflecte a actual diferença entre o râguebi português e o italiano.
Dentro de uma semana, no Estádio Universitário de Lisboa, o CDUL recebe os russos Enisei STM, na segunda jornada da prova.
XV inicial do CDUL: 1 - Bruno Medeiros, 2 - Duarte Foro, 3 - Diogo Fialho, 4 - Diogo Toorn, 5 - Geordie McSullea, 6 - João Lino, 7 - Felipe Pereira, 8 - Irwin Tu, 9 – Francisco Pinto Magalhães, 10 - Nuno Penha e Costa, 11 - Bernardo Canas, 12 - Tomás Appleton, 13 - Francisco Appleton, 14 - Tomás Noronha e 15 - Carl Murray.