Português candidato a melhor blogger de viagens do mundo

Nelson Carvalheiro volta a ser finalista nos Fitur Travel Blogger Awards, depois de vencer em 2014 na categoria europeia. Este ano, o salto é para o mundo: é um dos 11 que correm para blogue mais popular do planeta. Votação online termina a 11 de Janeiro

Fotogaleria

Em 2014, Nelson Carvalheiro levou o seu blogue a viajar até aos prémios da Fitur, a feira de turismo de Madrid, e conseguiu a vitória: foi declarado o Travel Blogger 2014 para a Europa. A competição para melhores blogues de viagem está de volta e, uma vez mais, este blogger português chegou aos finalistas, escolhidos de 514 candidaturas, segundo a organização.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Em 2014, Nelson Carvalheiro levou o seu blogue a viajar até aos prémios da Fitur, a feira de turismo de Madrid, e conseguiu a vitória: foi declarado o Travel Blogger 2014 para a Europa. A competição para melhores blogues de viagem está de volta e, uma vez mais, este blogger português chegou aos finalistas, escolhidos de 514 candidaturas, segundo a organização.

A reconquista de um lugar entre os nomeados é “já uma pequena vitória”, congratula-se Nelson em declarações à Fugas. No entanto, as regras do jogo mudaram e o português terá de debater-se com bloggers de todo o mundo numa votação que decorre apenas durante quatro dias (de 8 a 11 de Janeiro), o que “a torna mais difícil”, admite. “Especialmente quando estão a concurso outros concorrentes com uma base de seguidores quase 20 vezes maior do que a minha”.

É, por isso, “com o apoio português” que espera contar para vencer, “o grande trunfo” que lhe garantiu a vitória no ano passado. E até deixa o desafio: “se conseguir contar com o voto de todos os portugueses que lerem este artigo a vitória não me escapará de certeza”.

Foto
O livro que escreveu, Portuguese Travel Cookbook, é editado em Abril de 2015 DR

No ano passado, o concurso da Fitur foi separado entre Américas e Europa, numa eleição que decorreu durante duas semanas. Este ano, voltam a ser atribuídos dois galardões, mas a competição é mundial, dividindo-se entre o prémio para melhor conteúdo (o espanhol Chavetas, de Isaac Martín, já eleito por um júri) e o prémio para mais popular, com 11 páginas nomeadas e votação online.

É aqui que entra o português Nelson Carvalheiro, de 33 anos, profissional da hotelaria. O blogue, homónimo, nasceu há cerca de dois anos e fala sobretudo de “pessoas, viagens e comida”, com fotografias e textos, maioritariamente em inglês mas, mais recentemente, também em português.

A conquista do European Fitur Travel Blogger Award em 2014 fez com que “o blogue amador e de principiante” se tornasse “numa plataforma profissional”, com “cerca de 35 mil visitas regulares por mês”, onde partilha as viagens que faz pelo globo para “inspirar os leitores a viajar para repetir as suas experiências”.

“Agora sou um blogger de viagens e gastronomia profissional, que além de viajar pelo mundo, fala em conferências, escreve artigos de opinião, vê as suas fotografias e textos publicados em revistas internacionais, vai lançar um livro [chama-se "Portuguese Travel Cookbook" e sai em Abril de 2015] e acima de tudo promove as viagens a Portugal através da gastronomia”, resume.

Além do blogue, Nelson é colaborador da APTECE — Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia — enquanto “embaixador junto da comunidade de bloggers de gastronomia e viagem”, escreve para os guias de viagem “Cool Cities” da editora alemã teNeues, contribui para a revista canadiana Bold e para a Tripadvisor. Em Abril, fará ainda parte do conselho científico do World Food Travel Summit 2015, que vai decorrer no Estoril.