AC/DC, Jack White e Drake são os cabeças de cartaz para o Coachella 2015

Festival californiano acontece nos fins-de-semana de 10 a 12 de Abril e 17 a 19 de Abril.

Foto
Os AC/DC no concerto de Portugal em 2009 Nuno Ferreira Santos

São mais de uma centena de artistas, aliás como é habitual. Nomes grandes da música ao lado das últimas novidades. Mas, ao contrário do que aconteceu na edição do ano passada, com cabeças de cartaz mais virados para a dança como Disclosura e Calvin Harris, em 2015 o Coachella faz-se, em grande parte, de rock.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

São mais de uma centena de artistas, aliás como é habitual. Nomes grandes da música ao lado das últimas novidades. Mas, ao contrário do que aconteceu na edição do ano passada, com cabeças de cartaz mais virados para a dança como Disclosura e Calvin Harris, em 2015 o Coachella faz-se, em grande parte, de rock.

Muitas críticas foram feitas no ano passado, houve quem temesse que o festival se estivesse a virar para a música electrónica. Em resposta, a organização daquele que é o maior festival dos Estados Unidos e um dos maiores do mundo, anunciou um cartaz com os icónicos AC/DC à cabeça.

Depois das muitas notícias que davam o regresso dos australianos como improvável, eis que afinal os AC/DC estão de volta aos palcos. Depois de em Dezembro ter chegado às lojas o novo álbum Rock Or Bust, a banda anunciou uma digressão mundial para a Primavera, que não passará por Portugal. A última vez que o grupo actuou cá foi em 2009 no estádio do Sporting.

No entanto, há ainda a dúvida sobre se o baterista Malcolm Young fará parte da digressão, depois de em Novembro ter sido detido com acusações de tentativa de planear e ordenar um assassínio contra dois homens, de posse de drogas como metanfetaminas e cannabis, e de fazer ameaças de morte. As acusações mais graves foram depois retiradas devido à falta de provas mas o músico terá de responder ainda em tribunal pelas ameaças e pela posse de drogas.

Rock Or Bust é o primeiro álbum de originais da banda em seis anos e terá sido talvez um dos mais difíceis de fazer, depois de a banda se ver também confrontada com a saída do guitarrista e membro fundador Malcolm Young. Em Setembro, a família do músico anunciou que Young sofre de demência.

Os AC/DC actuam assim na primeira noite do Coachella, a 10 de Abril e depois a 17 de Abril. Para os mesmos dias foram anunciados os também australianos Tame Impala, Interpol, Steely Dan, Alesso, Alabama Shakes, Ride (já confirmados para o NOS Primavera Sound no Porto), Nero, entre outros.

Já Jack White, que em 2014 lançou Lazaretto, sobe ao palco no dia seguinte, e depois a 18 de Abril, ao lado de nomes como The Weeknd, alt-J (anunciados também para o Nos Alive), Belle and Sebastian, Ratatat ou Run The Jewels.

A encerrar o festival, a 12 e a 19 de Abril, está o rapper canadiano Drake que em 2015 dará a conhecer o seu novo trabalho, Views From the 6. Para os mesmos dias foram anunciados nomes como Florence and the Machine, que no Verão actuará no festival Super Bock Super Rock, Ryan Adams, David Guetta ou St. Vicent.

Os bilhetes, que custam 375 dólares (cerca de 314 euros), já estão esgotados. À semelhança do que acontece nos grandes festivais como o Glastonbury, em Inglaterra, assim que a venda de entradas é anunciada, os bilhetes esgotam-se em horas.

No entanto, ainda é possível comprar bilhetes combinados, e por isso mais caros. Há entradas VIP por 899 dólares (pouco mais de 750 euros) ou bilhetes com campismo ou parque de estacionamento.   

 O cartaz completo pode ser consultado aqui.