Portugueses fizeram mais pagamentos com cartões mas levantaram menos dinheiro
Dados da SIBS para o período entre 24 de Novembro e 28 de Dezembro.
Os dados divulgados esta terça-feira pela SIBS mostram um ligeiro decréscimo dos levantamentos realizados através das Caixas Automáticos da Rede Multibanco, que totalizaram 2766 milhões de euros, menos 0,5% que em igual período do ano passado.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Os dados divulgados esta terça-feira pela SIBS mostram um ligeiro decréscimo dos levantamentos realizados através das Caixas Automáticos da Rede Multibanco, que totalizaram 2766 milhões de euros, menos 0,5% que em igual período do ano passado.
O valor médio levantado por dia ascendeu a 66 euros, idêntico ao realizado no ano anterior; e nas compras, o valor médio dos pagamentos em lojas foi de 41 euros, contra 42 euros no período homólogo.
A SIBS, a entidade responsável pela rede Multibanco, adianta que neste período, “e em comparação com o ano anterior, registou-se um aumento global (levantamentos e compras) de 3,9% no número de operações e de 2,5% no montante transaccionado”.
A título de curiosidade e apenas para o período entre 1 a 15 de Dezembro de 2014, a SIBS adianta que as compras efectuadas nos supermercados representam cerca de um terço do total de compras efectuadas nos terminais de pagamento da Rede Multibanco, perfazendo cerca de 390 milhões de euros.
As compras efectuadas no comércio a retalho também representaram cerca de um terço do total de compras efectuadas nos terminais de pagamento, perfazendo cerca de 493 milhões de euros. As compras realizadas nestes estabelecimentos aumentaram 6,8% em número e cerca de 6% em valor.
Nos pagamentos efectuados nos restaurantes e hotéis verificou-se um aumento de 10% em número e 8,3% em valor, num total de mais de 106,5 milhões de euros transaccionados.
Já os pagamentos nas gasolineiras registaram um decréscimo de cerca de 3% em número e 7,8% em valor, mas perfazem cerca de 99 milhões de euros transaccionados.
No período em causa, foram registadas mais de 504 mil compras pela Internet, num valor de cerca de 36,5 milhões de euros, o que representa um crescimento de 8% em número e de 4% em valor. O valor médio das compras na Internet é de 72 euros (o valor médio das compras presenciais ronda os 40 euros).
Foram ainda registadas cerca de 110 mil compras com o serviço MB NET, num valor de cerca de 5,5 milhões de euros, o que representa um crescimento de 9%, tanto em número como em valor. O valor médio das compras efectuadas com o serviço MB NET é de 49,5 euros.