Mais de 80% dos hospitais cumprem critérios de excelência clínica

Entidade Reguladora da Saúde avaliou 163 unidades de saúde.

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Todos os registos introduzidos por unidades de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo. Daniel Rocha

O SINAS avaliou 163 prestadores de cuidados de saúde de natureza hospitalar, dos sectores público, privado e social, que voluntariamente se submetem à avaliação. Os resultados indicam que 130 das 163 unidades obtiveram resultados na dimensão da excelência clínica, havendo 17 que declinaram a avaliação.

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O SINAS avaliou 163 prestadores de cuidados de saúde de natureza hospitalar, dos sectores público, privado e social, que voluntariamente se submetem à avaliação. Os resultados indicam que 130 das 163 unidades obtiveram resultados na dimensão da excelência clínica, havendo 17 que declinaram a avaliação.

Dos 130 efetivamente avaliados na dimensão de excelência clínica, 82% demonstraram cumprir os critérios de qualidade exigidos, tendo obtido a "estrela" do primeiro nível de avaliação. Apenas sete prestadores não obtiveram a "estrela".

Segundo a Entidade Reguladora da Saúde (ERS), no que se refere à excelência clínica aumentaram as unidades que tiveram nível máximo de qualidade nas áreas de ortopedia, cirurgia de ambulatório e ginecologia, em comparação com a avaliação anterior, realizada em Junho deste ano.

Ainda assim, nem metade das unidades apresentou o nível de qualidade III (superior) nestas áreas: 46% na ortopedia, 44% na cirurgia de ambulatório e 27% na ginecologia.

A ERS avaliou também a dimensão da segurança do doente em 162 hospitais, sendo que 76% demonstraram cumprir os critérios de qualidade exigidos, obtendo a estrela do primeiro nível de avaliação.

Comparando com a avaliação realizada no ano passado, a ERS constata um aumento do número de prestadores que se submeteram à avaliação, bem como um aumento do número dos que atingiram o primeiro nível de avaliação nos seguintes critérios: segurança do doente (mais 9%); adequação e conforto das instalações (mais 22%); focalização no utente (mais 31%) e satisfação do utente (mais 24%).