MoMA de Nova Iorque compra fotografias do Museu Iberê Camargo projectado por Álvaro Siza
Fernando Guerra é o autor das imagens, que integraram uma reportagem realizada em 2008 sobre o museu desenhado pelo arquitecto português para a cidade de Porto Alegre, no Brasil.
As cinco imagens são de autoria de Fernando Guerra, fotógrafo que tem acompanhado nos últimos anos a carreira de Siza e de outros arquitectos portugueses.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
As cinco imagens são de autoria de Fernando Guerra, fotógrafo que tem acompanhado nos últimos anos a carreira de Siza e de outros arquitectos portugueses.
As fotografias foram realizadas em 2008 no âmbito de uma reportagem sobre o museu de Porto Alegre – que, recorde-se, valeu a Álvaro Siza a 1ª. edição do Prémio das Américas Mies Crown Hall, em Chicago, atribuído no passado mês de Outubro nesta cidade americana –, e que foram exibidas numa exposição retrospectiva intitulada A Sombra da Luz – Retratos de Siza por Fernando Guerra.
Esta nova aquisição do MoMA vem acrescentar-se aos 21 desenhos originais e uma maqueta do museu brasileiro, que desde 2012 integram já o acervo que o museu nova-iorquino dedica ao arquitecto português.
Fernando Guerra é um fotógrafo de arquitectura com um trabalho já de vários anos em volta desta disciplina, com sede no estúdio que há década e meio fundou em Lisboa com o seu irmão Sérgio, FG+SG.