Terrence Malick fala de Hollywood na competição de Berlim
Novo filme do autor de A Árvore da Vida, é um dos seis primeiros títulos anunciados para a selecção oficial do certame alemão. Festival decorre de 5 a 15 de Fevereiro
Knight of Cups, uma história ao que se diz ambientada em Hollywood, com Christian Bale, Natalie Portman e Cate Blanchett entre o elenco, é um dos seis primeiros títulos anunciados para a competição oficial do festival de Berlim, a decorrer entre 5 e 15 de Fevereiro próximos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Knight of Cups, uma história ao que se diz ambientada em Hollywood, com Christian Bale, Natalie Portman e Cate Blanchett entre o elenco, é um dos seis primeiros títulos anunciados para a competição oficial do festival de Berlim, a decorrer entre 5 e 15 de Fevereiro próximos.
Malick, que teve durante muito tempo reputação de recluso e nunca dá entrevistas, “acelerou o passo” significativamente desde que Berlim deu, em 1999, o Urso de Ouro ao seu terceiro filme A Barreira Invisível. Nos 15 anos entretanto decorridos, Knight of Cups é o seu quarto filme (após O Novo Mundo, A Árvore da Vida e A Essência do Amor) e um de três rodados quase em simultâneo, mas sobre os quais pouco se sabe, dado o secretismo que continua a rodear a sua produção.
Para além de Knight of Cups, os novos filmes dos britânicos Peter Greenaway e Andrew Haigh estarão igualmente a concurso perante o júri presidido pelo realizador Darren Aronofsky (Cisne Negro e Noé). Greenaway, o veterano experimentalista britânico responsável por O Contrato ou O Livro de Cabeceira, trará Eisenstein in Guanajuato, sobre a estadia do lendário cineasta russo Sergei Eisenstein no México em 1931. O inglês Andrew Haigh, autor do aclamadíssimo Weekend, sobre um romance gay que desabrocha durante um fim-de-semana, e criador da série televisiva Looking, mostra 45 Years, inspirado por um conto do poeta David Constantine e interpretado por Charlotte Rampling e Tom Courtenay.
A selecção completa-se para já com Under Electric Clouds, do russo Alexei German Jr., As We Were Dreaming, do alemão Andreas Dresen. e Ixcanul Volcano, estreia na realização do guatelmateco Jayro Bustamante.
Fora de concurso, o festival exibirá Cinderella, produção dos estúdios Disney que refaz em imagem real a história da Gata Borralheira, com Cate Blanchett no papel da madrasta e Lily James como Cinderela, sob a direcção de Kenneth Branagh.
A 65ª edição da Berlinale homenageará o cineasta alemão Wim Wenders e celebrará o centenário da criação do Technicolor, o processo de película a cores que se tornou sinónimo dos anos de ouro do cinema americano, com uma retrospectiva de uma trintena de filmes entre os quais Serenata à Chuva, O Feiticeiro de Oz, Duelo ao Sol ou Os Dominadores.