Beatriz Batarda venceu prémio de Melhor Actriz no Festival de Cinema Luso-Brasileiro
Com os Punhos Cerrados, de Ricardo Pretti, Luiz Pretti e Pedro Diógenes foi considerado o Melhor Filme.
O prémio, anunciado domingo à noite, foi atribuído pelo júri da competição de longas-metragens da 18.ª edição do festival, que começou no dia 7 apresentando em competição 15 curtas e 10 longas-metragens.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O prémio, anunciado domingo à noite, foi atribuído pelo júri da competição de longas-metragens da 18.ª edição do festival, que começou no dia 7 apresentando em competição 15 curtas e 10 longas-metragens.
Rodado em Portugal e em Moçambique, Yvone Kane é uma nova colaboração entre Beatriz Batarda e a realizadora Margarida Cardoso depois de A Costa dos Murmúrios (2004). Resultado de uma coprodução luso-brasileira que teve estreia internacional em Outubro no Brasil, no Festival do Rio de Janeiro, o filme conta a história de Rita, uma mulher de luto pela sua filha recém-falecida que volta ao país africano onde cresceu para investigar a verdade sobre a morte de Yvone Kane, uma ex-guerrilheira e activista política.
Produzido pela Filmes do Tejo II, tem distribuição da Midas Filmes e a sua estreia nas salas de cinema do circuito comercial português está agendada para Fevereiro.
No restante palmarés do festival contam-se Com os Punhos Cerrados, de Ricardo Pretti, Luiz Pretti e Pedro Diógenes (Melhor Filme); O Jogo das Decapitações, de Sérgio Bianchi (Prémio Especial do Júri); Paulo André, em O Homem das Multidões, de Cao Guimarães e Marcelo Gomes (Melhor Actor); Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro (Prémio da Crítica Longas); A Vida privada dos Hipopótamos, de Maíra B. e Matias Mariani (Prémio dos Cineclubes Longas); Permanência, de Leonardo Lacca (Prémio do Público Longas), La Llamadas, de Gustavo Vinagre (Melhor Curta Metragem); E, de Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramos (Prémio Especial do Júri); Cinema, de Rodrigo Areias (Menção Honrosa); Geru, de Fábio Baldo (Prémio da Critica Curtas); e, finalmente, As Rosas Brancas, de Diogo Costa Amarante (Prémio dos Cineclubes Curtas).