Assistente virtual da Microsoft está a aprender quatro novas línguas
Cortana poderá também fazer parte do próximo Windows, indica uma versão de testes que acabou divulgada na Internet.
Nestes quatro países, porém, a assistente estará disponível apenas para criadores de aplicações que tenham aderido ao programa de desenvolvimento de aplicações para Windows Phone, um passo que antecede uma disponibilização mais alargada – a qual, por ora, não tem data marcada.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Nestes quatro países, porém, a assistente estará disponível apenas para criadores de aplicações que tenham aderido ao programa de desenvolvimento de aplicações para Windows Phone, um passo que antecede uma disponibilização mais alargada – a qual, por ora, não tem data marcada.
A Cortana – o nome é inspirado numa personagem feminina dos jogos de computador Halo, também da Microsoft, e a empresa refere-se à aplicação como sendo uma “ela” – inclui reconhecimento de voz, o que significa que a expansão para novos mercados implica que a aplicação domine a língua de cada país.
“Precisamos de ajuda da comunidade [de criadores de aplicações] para que usem e falem com a Cortana, de forma a melhorar os modelos de reconhecimento de discurso e linguagem para cada nova língua”, explicou a Microsoft, num comunicado
A versão agora disponível em França, Espanha, Alemanha e Itália está ainda numa fase alfa: tem muitas funcionalidades em falta e deverão ser esperadas falhas. A informação sobre transportes públicos, por exemplo, só existe para as grandes cidades. Também não será para já possível fazer perguntas sobre informação do estilo enciclopédia (“Qual a altura do Monte Evereste?”), nem seguir voos de companhias aéreas, como é possível fazer na versão para os EUA. Contudo, percebendo o interesse europeu pelo futebol, a Cortana saberá dar informação sobre a liga principal de cada um daqueles países.
Para além daqueles quatro países, a aplicação, semelhante à Siri, da Apple, só está disponível nos EUA, onde se estreou este ano com uma versão mais completa, bem como no Reino Unido e na China, ainda em fase beta.
A Microsoft parece também estar a trabalhar para integrar a assistente virtual na próxima versão do Windows para computadores e tablets, o Windows 10, que chega ao mercado no final do próximo ano. Uma versão de testes da Cortana para Windows foi divulgada na sexta-feira no site WinBeta, uma publicação com 16 anos e dedicada inteiramente à Microsoft. Não há informação oficial por parte da empresa sobre esta versão para Windows.