E o novo 007 vai chamar-se... Spectre, um regresso às origens
24.º filme da saga do espião mais famoso do cineman vai ter no elenco Monica Bellucci, Léa Seydoux, Raph Fiennes e Christoph Waltz. Daniel Craig continua lá, a desafiar o que julgávamos saber sobre Bond... Sobre James Bond.
No elenco, para além de Daniel Craig, que regressa pela quarta vez na pele do célebre espião britânico, há várias reincidências. A bela Naomie Harris volta a ser Miss Moneypenny, Ben Whishaw o renovado Q e Ralph Fiennes (Grand Budapest Hotel) é M, o director do MI6, papel que assumiu em Skyfall, depois da "morte" de Judi Dench.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
No elenco, para além de Daniel Craig, que regressa pela quarta vez na pele do célebre espião britânico, há várias reincidências. A bela Naomie Harris volta a ser Miss Moneypenny, Ben Whishaw o renovado Q e Ralph Fiennes (Grand Budapest Hotel) é M, o director do MI6, papel que assumiu em Skyfall, depois da "morte" de Judi Dench.
Entre as novidades que Sam Mendes fez questão de sublinhar estão a participação de Monica Bellucci (Irreversível) e Léa Seydoux (A Vida de Adèle) – as "Bond ladies", foi assim que lhes chamou, em vez de "Bond girls", talvez por causa da idade da actriz italiana, 50 anos – e de Christoph Waltz, cuja personagem ficou por revelar (se nos lembrarmos de Sacanas sem Lei, de Quentin Tarantino, conseguimos facilmente imaginá-lo no papel de um vilão, mas não há certezas).
Ainda que Sam Mendes não tenha dado qualquer explicação para o título do novo Bond, a imprensa britânica avança já uma possibilidade. Lembra Patrick Smith no site do diário The Telegraph, que SPECTRE é o acrónimo de SPecial Executive for Counter-intelligence, Terrorism, Revenge and Extortion, uma organização fictícia presente no universo que Fleming criou para o seu 007 e que tem como líder o multimilionário Ernst Stavro Blofeld, um mestre do disfarce.
A SPECTRE aparece pela primeira vez no romance de Fleming Thunderball (adaptado ao grande ecrã e que em português se chama 007 – Operação Relâmpago), de 1961, e no cinema a sua estreia coincide com a da própria saga do espião britânico com Dr. No (007 – O Agente Secreto), no ano seguinte.
Será que Blofed vai aparecer no novo Bond? Patrick Smith, jornalista especializado em cinema e televisão, escreve apenas que o seu nome não foi mencionado na conferência de imprensa desta manhã, mas lembra que há rumores de que a personagem de Waltz – o actor austríaco que já recebeu dois Óscares deverá ser Hannes Oberhauser, um instrutor de escalada e ski que ensinou 007 quando ele era ainda um rapaz – se poderá vir a transformar no vilão que lidera a organização terrorista.
Primeiro o Aston Martin
A apresentação do elenco começou com o novo Aston Martin criado especificamente para o filme – o DB-10, com o realizador a fazer lembrar os vendedores de carros nas grandes feiras internacionais do automóvel – e terminou, como não poderia deixar de ser, com a estrela do filme: Daniel Craig apareceu descontraído, ao som da canção-tema da saga, usando um pullover roxo de gola redonda, tudo menos "bondesco".
A rodagem, que começa já na segunda-feira em Londres e inclui ainda os actores Rory Kinnear, Dave Bautista e Andrew Scott (Jim Moriarty na série Sherlock), será feita também em Roma, em Tânger e na Cidade do México. Spectre garantirá, ainda, o regresso de Bond aos Alpes, desta vez na Áustria (é de prever mais uma perseguição na neve).
A apresentação nos estúdios Pinewood começou com uma evocação de Skyfall e tudo nas palavras de Sam Mendes faz pensar que Spectre deverá muito ao filme anterior.
As filmagens deverão prolongar-se pelos próximos sete meses e o lançamento no Reino Unido está previsto para 23 de Outubro do próximo ano.