Olhares bem-intencionados

Pontes de Sarajevo Aguenta-se como um todo, mas sem transcendência.

Foto
Pontes de Sarajevo

procura marcar o centenário da Primeira Guerra Mundial com uma multiplicidade de olhares sobre aquela cidade bósnia que tem estado, por todas as más razões, no centro da História europeia dos últimos cem anos. Percebe-se que houve uma clara aposta artística na escolha dos cineastas (a cargo do crítico francês Jean-Michel Frodon), e o filme aguenta-se melhor como um todo do que a maioria destes projectos. Mas, à excepção do romeno Cristi Puiu (cujo

Europa

é o melhor dos 13 episódios), dos locais Vladimir Perisic e Aida Begic e dos dois episódios “de época” que abrem o filme (a cargo do búlgaro Kamen Kalev e do italiano Leonardo di Costanzo),

Pontes de Sarajevo

nunca consegue transcender as boas intenções institucionais — mesmo Godard parece estar em piloto automático.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Pontes de Sarajevo

procura marcar o centenário da Primeira Guerra Mundial com uma multiplicidade de olhares sobre aquela cidade bósnia que tem estado, por todas as más razões, no centro da História europeia dos últimos cem anos. Percebe-se que houve uma clara aposta artística na escolha dos cineastas (a cargo do crítico francês Jean-Michel Frodon), e o filme aguenta-se melhor como um todo do que a maioria destes projectos. Mas, à excepção do romeno Cristi Puiu (cujo

Europa

é o melhor dos 13 episódios), dos locais Vladimir Perisic e Aida Begic e dos dois episódios “de época” que abrem o filme (a cargo do búlgaro Kamen Kalev e do italiano Leonardo di Costanzo),

Pontes de Sarajevo

nunca consegue transcender as boas intenções institucionais — mesmo Godard parece estar em piloto automático.

The partial view '~/Views/Layouts/Amp2020/ARTIGO_CINEMA.cshtml' was not found. The following locations were searched: ~/Views/Layouts/Amp2020/ARTIGO_CINEMA.cshtml
ARTIGO_CINEMA