A Anita e os Light Travelers
Todos têm empregos fixos noutras áreas que não a fotografia de viagem e dedicam o seu tempo livre para fazer crescer este projeto
Light Travelers bem podia ser uma personificação das “Aventuras dos 5” — constituído por João Almeida, Ruben Vicente, João Maia, André Gonçalves e José Paulo Madeira este projeto assume-se como um coletivo de fotógrafos de fotografia de viagem desde Maio de 2012.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Light Travelers bem podia ser uma personificação das “Aventuras dos 5” — constituído por João Almeida, Ruben Vicente, João Maia, André Gonçalves e José Paulo Madeira este projeto assume-se como um coletivo de fotógrafos de fotografia de viagem desde Maio de 2012.
Curiosos, interessados e exploradores juntaram o gosto pela fotografia e pelas viagens para fundar este projeto onde, trocando conhecimentos adquiridos de diferentes experiências, põem em prática várias ideias que antes desenvolviam individualmente exponênciando-as agora como colectivo. Todos têm empregos fixos noutras áreas que não a fotografia de viagem e dedicam o seu tempo livre para fazer crescer este projeto.
Começaram por criar ferramentas para facilitar a troca de ideias entre eles e organizar encontros regulares e estratégicos que funcionam como brainstorming para novas atividades e/ou viagens. Perdi a conta às vezes em que dei por mim a participar destes meetings, sentada no café da livraria “Palavra de Viajante” em Lisboa, e acompanhada de um cappuccino e uma fatia dos bolos maravilhosos da Ana. Já fiquei horas a ouvi-los contar as aventuras de cada fotografia e a admirar os portefólios que criam após cada viagem.
Já viajaram por vários países, mas a viagem à Islândia continua a ser a mais marcante, a que mais repetiram (contando já seis viagens entre todos) e a que pretendem repetir. Esta também já deu origem uma exposição individual de João Maia com paisagens da ilha - “Terra de Fogo e Água”. A Ásia, em especial Myanmar e Japão, é outro dos destinos de preferência e dos quais também já resultaram exposições: “Pessoas e retratos de Myanmar”, uma exposição coletiva de João Almeida e Ruben Vicente; e “Japão, um vislumbre efémero”, de João Maia e Ruben Vicente. Destas viagens foram editados também dois ebooks: “Mingalaba, A Glimpse of Myanmar” (João Almeida) e “Myanmar: A Journey Through Time” (Ruben Vicente).
Como coletivo Light Travelers têm a atividade actualizada e disponível no seu site onde, por exemplo, todos os dias é destacada uma foto do seu banco de imagens. Este site, e as redes sociais a ele agregado, é onde divulgam atividades como palestras, exposições e conferências, e onde podemos ler os seus relatos de viagem, opiniões e galerias fotográficas.
No passado sábado iniciaram as “Jornadas do Viajante” na livraria Palavra de Viajante, em Lisboa, um conjunto de palestras em fotografia e que este ano têm como tema “comida e tudo à volta dela” — até dia 6 de Dezembro, com diferentes temáticas e oradores todos os sábados.
“O nosso intuito é levar as pessoas a falar de fotografia de viagem num formato que tem mais a ver connosco: de forma informal, sem grandes detalhes técnicos, mais virado para a experiência e na visão pessoal de cada um dos oradores.“
Para breve está também agendada uma exposição coletiva intitulada de “4 Olhares sobre a Índia” (6 de Dezembro a 27 de Dezembro) de João Almeida, João Maia, Ruben Vicente e Luis Ferreira a decorrer na galeria da Mercadores de Memórias, em Vila Fresca de Azeitão, onde estarão patentes diferentes, mas complemententares visões sobre a Índia, o último dos destinos a juntar à lista de favoritos do colectivo. Desta exposição estarão também algumas reproducões disponíveis na Mercadores de Memórias no CCB.