O destino americano de James Brown
Tate Taylor assina um filme biográfico menos sobre a música e mais sobre o que custa viver o sonho americano
Taylor e o actor Chadwick Boseman retratam um homem que ultrapassou todos os obstáculos que a vida lhe pôs à frente, mesmo que isso implicasse queimar pontes e deixar tudo para trás. E fazem-no sem esconder a dimensão temperamental de Brown – embora, aqui entre nós, a suavizem um bocadinho em demasia, no que é um dos aspectos francamente decepcionantes de Get On Up: a sua progressiva acomodação ao cliché narrativo, a sensação de que é preciso chegar ao fim do filme com tudo arrumadinho no seu lugar e sem levantar grandes ondas, perdendo lentamente o gás que foi acumulando ao longo da maior parte da sua duração.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Taylor e o actor Chadwick Boseman retratam um homem que ultrapassou todos os obstáculos que a vida lhe pôs à frente, mesmo que isso implicasse queimar pontes e deixar tudo para trás. E fazem-no sem esconder a dimensão temperamental de Brown – embora, aqui entre nós, a suavizem um bocadinho em demasia, no que é um dos aspectos francamente decepcionantes de Get On Up: a sua progressiva acomodação ao cliché narrativo, a sensação de que é preciso chegar ao fim do filme com tudo arrumadinho no seu lugar e sem levantar grandes ondas, perdendo lentamente o gás que foi acumulando ao longo da maior parte da sua duração.
Mas James Brown sempre levantou ondas (quando não as criou) e o guião do dramaturgo Jez Butterworth desenha muitíssimo bem o contexto que dele fez a personalidade que era, substituindo a narração cronológica por um sistema de “bonecas russas” que vão e vêm constantemente entre momentos díspares da vida do cantor, contrastando sistematicamente a auto-confiança de Brown com a segurança discreta do seu amigo e cúmplice Bobby Byrd (um excelente Nelsan Ellis). Acima de tudo, Get On Up é uma espécie de “relatório e contas” do que significa subir-se a pulso, olhando para a música popular como parte de uma cultura e de uma identidade mais latas e para James Brown como mais um daqueles “destinos americanos” que tanto pesam na imaginação do cinema. Há mais aqui para ferrar o dente do que parece à primeira vista.