Uber: deixa-te levar pelo motorista

Plataforma de transporte colaborativo Uber juntou-se à Get a Fest e apresenta três pacotes especiais para o Vodafone Mexefest

Foto

Esquece o comboio, o metro, o autocarro, o táxi. Este ano, quem quiser pode chegar em grande estilo à Avenida da Liberdade. Tudo porque a Uber, plataforma mundial que chegou a Lisboa em Julho, preparou um serviço especial para o Vodafone Mexefest.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Esquece o comboio, o metro, o autocarro, o táxi. Este ano, quem quiser pode chegar em grande estilo à Avenida da Liberdade. Tudo porque a Uber, plataforma mundial que chegou a Lisboa em Julho, preparou um serviço especial para o Vodafone Mexefest.

Para quem não sabe, a polémica Uber permite alugar um carro de gama alta com motorista (como um táxi, mas não pressupõe que seja conduzido por um taxista). Basta ter a aplicação no "smartphone", encontrar o veículo que se encontra mais próximo, solicitar o serviço e depois a plataforma contacta o motorista. A identificação do condutor, os dados da viatura e o custo estimado da viagem ficam disponíveis no telemóvel do cliente, que tanto pode seguir viagem sozinho como partilhar a viatura com outros utilizadores. A tarifa é cobrada automaticamente no cartão de crédito do utilizador. A taxa base é de dois euros, somando-se 30 cêntimos por minuto e 1,10 euros por quilómetro. No entanto, cada travessia tem um preço mínimo de oito euros, valor que corresponde também à taxa de cancelamento.

Para o Vodafone Mexefest, a Uber, para além do serviço normal, preparou três pacotes especiais, com e sem alojamento. Em colaboração com a Get a Fest, é possível reservar o pack standard ou o "low-cost": ambos incluem passe geral, alojamento no 5 Sins Chiado Hostel e quatro viagens Uber, só muda o preço por pessoa (ver coluna à esquerda). Já no pacote VIP, a dormida é no Hotel Tivoli Lisboa. Quem quiser também pode prescindir do alojamento e adquirir apenas o passe geral e o transporte (desde 40€ por pessoa). 

Além da rapidez, um dos objectivos da empresa é disponibilizar o "melhor serviço" aos clientes, como enfatizava em Julho ao PÚBLICO Alexandre Droulers, responsável pela expansão da Uber na Europa Ocidental. Os utilizadores têm, por isso, direito a atendimento personalizado — desde a abertura da porta do carro à oferta de uma garrafa de água – num veículo de gama alta, como Mercedes Classe E.