Sete portugueses vão estar no Parlamento Europeu dos Jovens

Na 31ª Sessão de Selecção Nacional vão ser escolhidos os sete alunos que vão representar Portugal na 78ª Sessão Internacional, na Turquia. A sessão vai decorrer entre o dia 5 e 9 de Novembro

Foto
Nelson Garrido

A 31ª Conferência Selecção Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ) será realizada na cidade de Braga. Desde o dia 5 a 9 de Novembro, mais de 120 pessoas de toda a Europa vão-se reunir num programa de quatro dias sobre o tema “Re: geração”.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A 31ª Conferência Selecção Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ) será realizada na cidade de Braga. Desde o dia 5 a 9 de Novembro, mais de 120 pessoas de toda a Europa vão-se reunir num programa de quatro dias sobre o tema “Re: geração”.

Esta é uma iniciativa que reúne jovens europeus para a promoção da sua interculturalidade e discussão dos mais variados assuntos da actualidade europeia. A Sessão de Selecção Nacional vai reunir 60 alunos portugueses do ensino secundário e 16 alunos internacionais, que vão ter a oportunidade de desenvolver aptidões transversais a várias áreas disciplinares, enriquecer curricular e pessoalmente, participar activamente na vivência de trabalho democrático e promover a dimensão europeia na educação.

O evento vai decorrer em vários pontos da cidade de Braga, de entre os quais no Hotel Residencial Centro Comercial da Avenida, no Parque São João da Ponte, no GNRation, no Espaço Toca, na Escola Secundária Carlos Amarante, na Universidade do Minho e no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. Nos locais referidos serão desenvolvidas actividades de “teambuilding”, trabalho de comité e de enriquecimento cultural.

Os participantes do Braga 2014, isto é, da 31ª Sessão de selecção nacional do PEJ Portugal, terão de reflectir sobre assuntos políticos actuais, reinventar soluções para desafios e repensar a política europeia, temos como exemplos as questões que serão lançadas ligadas à regeneração da participação democrática, da educação, da política externa, da consciência local, do turismo sustentável, dos papéis de género, das oportunidades de emprego, dos conhecimentos de internet.

Com o objectivo de seleccionar os melhores delegados nacionais, durante a sessão, os sete delegados mais adequados serão seleccionados para representar Portugal na 78ª Sessão Internacional do Parlamento Europeu dos Jovens, que terá lugar em Izmir, na Turquia, entre os dias 17 e 26 de Abril de 2015.

Os sete delegados vão ser seleccionados tendo em conta alguns critérios, de entre os quais a fluência da linguagem, a fluência da linguagem em inglês, a coerência oratória, a criatividade da intervenção, a originalidade, a eloquência, o conhecimento sobre a matéria em questão e a postura e a atitude durante o debate.

No dia 8 de Novembro será realizada a Cerimónia de Abertura, por volta das 9h na Universidade do Minho, que vai contar com a presença de personalidades do panorama nacional e europeu, com acesso disponibilizado a quem estiver interessado em participar.

Os resultados serão comunicados por e-mail aos seleccionados, uma semana após a realização da sessão de selecção nacional.

O Parlamento Europeu dos Jovens é uma organização não-governamental, independente, sem fins lucrativos e com objectivos na área da educação, como proporcionar aos estudantes de faixa etária entre os 16 e 25 anos a oportunidade em participar numa experiência democrática com a simulação de uma sessão de plenário do Parlamento Europeu.