Sindicato pede intervenção do Governo para evitar venda da PT Portugal à Altice
O Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Portugal Telecom (STPT) apelou esta segunda-feira à intervenção do Governo para evitar a compra da PT Portugal pelo grupo francês Altice.
Esta operação exclui os activos da Africatel, a dívida da Rioforte (do Grupo Espírito Santo), no valor de 897 milhões de euros, e os veículos financeiros da PT.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Esta operação exclui os activos da Africatel, a dívida da Rioforte (do Grupo Espírito Santo), no valor de 897 milhões de euros, e os veículos financeiros da PT.
Em comunicado, o STPT "apela à intervenção do Governo, evitando com uma acção adequada e atempada a possível compra da PT Portugal por este fundo de investimento".
O sindicato pede ainda aos administradores, "em especial ao presidente da PT SGPS, para que utilizam o seu poder de veto, recusando a venda da PT Portugal à Altice", que considera que "a SGPS, com o acordo dos seus accionistas deve fazer cessar de imediato o projecto de fusão com a Oi, negociando a recompra da PT Portugal através dos 25,6% de acções que detém".
A estrutura sindical defende que para "recompor o grupo PT em Portugal", a empresa deve procurar parceiros de projectos industriais de telecomunicações que dêem crescimento e desenvolvimento tecnológico à economia e ao país".
O STPT lembra que "durante dezenas de anos a Portugal Telecom foi a empresa de telecomunicações que mais investiu em tecnologia e investigação em Portugal" e que fruto do seu desenvolvimento tecnológico foi "a primeira empresa a liderar o sector móvel, (...) a empresa que revolucionou o mercado brasileiro tornado a Vivo a maior operadora da América Latina", tal como na Internet ou no Meo.
"Lamentavelmente, a PT é hoje uma empresa sobreendividada, sem capacidade de investimento e à beira de ser comprada, por um fundo especulativo, a Altice", lamenta o sindicato, que aponta que após a compra da Cabovisão, o grupo despediu cerca de 30% dos trabalhadores da empresa, tendo também reduzido postos de trabalho na Oni.
A oferta da Altice surge na sequência de negociações encetadas em Outubro com a brasileira Oi pela fatia da Portugal Telecom, também cobiçada pelo fundo de investimento britânico Apax Partners.