AeroMobil, o carro que se transforma em segundos num avião

Veículo foi criado por equipa eslovaca e já está a realizar voos de teste desde Outubro.

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Quando se olha pela primeira vez para a viatura criada por Juraj Vaculik e Stefan Klein pensa-se que se trata de um protótipo futurista que dificilmente será alguma vez produzido, à semelhança do que fazem as marcas de automóveis quando apresentam a sua visão do que será viajar em quatro rodas dentro de uma década.

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Quando se olha pela primeira vez para a viatura criada por Juraj Vaculik e Stefan Klein pensa-se que se trata de um protótipo futurista que dificilmente será alguma vez produzido, à semelhança do que fazem as marcas de automóveis quando apresentam a sua visão do que será viajar em quatro rodas dentro de uma década.

Vaculik e Klein desmistificam essa ideia ao indicar algumas das características do AeroMobil. Pode ser estacionado em qualquer parque para o efeito, anda a gasolina normal, pode circular em qualquer estrada e descolar e aterrar em qualquer aeroporto do mundo, mas também consegue fazê-lo a partir de um relvado amplo ou pavimento cimentado, por exemplo.

O AeroMobil tem dois lugares, seis metros de comprimento, 2,2 metros de largura, consegue atingir os 160 quilómetros por hora e capacidade para percorrer até 875 quilómetros quando abastecido, mais que os quilómetros que dividem os pontos mais a norte e a sul de Portugal.

O carro voador é feito a partir de um material compósito avançado, que compõe a carroçaria e as assas, inclui equipamento de aviónica, piloto automático e um sistema avançado de pára-quedas. Ainda segundo o site do AeroMobil, este está equipado com uma tecnologia que reduz os requisitos para a descolagem, que pode acontecer assim que a viatura atinja os 130 quilómetros por hora em terra, e para a aterragem que é possível mesmo “em terreno relativamente acidentado”. O AeroMobil está a realizar voos de teste desde Outubro último.

Apesar de toda a tecnologia e aparente segurança do veículo e a confiança de Juraj Vaculik, o presidente executivo da AeroMobil, de que irá “transformar o transporte individual”, a sua chegada ao mercado pode ser o maior entrave que a empresa pode enfrentar. É o próprio Vaculik a afirmar que os governos de vários países não se mostraram receptivos a terem o avião de fabrico eslovaco a circular nas suas estradas e a sobrevoar os seus céus. Exemplo disso foi a não autorização para o AeroMobil ter levantado voo durante o evento Pioneers, que decorreu em Viena, Áustria.

Ainda não há um preço para o AeroMobil. "Quando estiver à venda, não será barato. Os compradores devem saber que vão pagar o preço de um ‘veículo super-luxuoso’”, afirma o CEO, sublinhando que além de carro este também é um avião.