Ombro: estes sacos de pano transportam arte portátil
A Ombro é uma marca de sacos de pano pensados e desenhados por designers e artistas convidados
Animais, padrões, flores e muita cor. Ombro é uma marca de acessórios transportados ao... ombro. E não são sacos normais. São sacos de pano ilustrados por designers e artistas e produzidos em edições limitadas e numeradas.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Animais, padrões, flores e muita cor. Ombro é uma marca de acessórios transportados ao... ombro. E não são sacos normais. São sacos de pano ilustrados por designers e artistas e produzidos em edições limitadas e numeradas.
O projecto foi criado em Maio pela lisboeta Maria Amaral, 24 anos, mais conhecida como "Maçã", nome que foi ficando enquanto se formava em design de interiores e exteriores.
A ideia para o projecto surgiu de um gosto pela ilustração e do desenho de a partilhar com o mundo. “Tenho o trabalho de vários ilustradores em quadros e cadernos”, explica Maria Maçã em entrevista ao P3. “Percebi que os sacos de pano seriam a forma mais fácil de partilhar as ilustrações com os outros”, continua.
A Ombro tem como objectivo mudar o conceito de sacos de pano, para que estes deixem de estar directamente associados aos sacos de compras, como substitutos dos sacos de plástico. De acordo com Maria, os sacos de pano são leves, resistentes, práticos e ideais para completar o teu quotidiano.
Tendencialmente os sacos de pano são vistos como uma alternativa ecológica e mais barata ao plástico e quem deles usufrui é rotulado como “amigo” do ambiente. Mas Maria Maçã vem acrescentar a arte a este conceito, através da sua associação a vários artistas e às artes visuais.
Com o desejo de ser mais do que uma marca de acessórios, a Ombro está aliada a vários artistas, que criam ilustrações únicas transformando o que poderiam ser simples sacos de pano em obras de arte portátil.
As ilustrações podem ser feitas por artistas convidados ou a partir de padrões criados e pintados pela Maria Maçã. Tu podes fazer parte da Ombro e as tuas ilustrações podem ser introduzidas num saco de pano, com um design único, uma produção limitada e numerada.
Os sacos tanto são adquiridos a empresas nacionais como são feitos à mão. Maria espera no futuro ter apenas sacos de pano produzidos artesanalmente, novos materiais e novos métodos de confecção.
Triângulos, flores, frutas, pandas são exemplos da grande diversidade de padrões que podemos encontrar nos sacos da Ombro, que podem ser produzidos em pano cru, num tecido acetinado ou em tecidos africanos muito coloridos. As técnicas mais utilizadas são stencil, serigrafia, estampagem, pintura manual e tingimento. Os sacos de pano têm como medida aproximadamente 38 centímetros por 42 centímetros e custam 10 euros.
A Ombro já lançou três edições, duas inspiradas em cores e uma produzida por artistas convidados, Mariana Cáceres, Sara Francisco e João Estufer, na qual relembram que ser diferente tem as suas vantagens.
Mais do que apenas pano
No dia 7 de Novembro vai-se realizar o Open Day do LX Factory, no qual entre as 14h30 e as 22h30 se vai realizar um leilão de sacos da Ombro que vão estar sujeitos à intervenção de diversos artistas de entre os quais, Kate Lepperd, Eunice Rosado, Sara Feio, Ophelia Amélia, A.Ponto, Neofofo e Mariana Cáceres. Os fundos adquiridos vão reverter na sua totalidade para o Projecto Transformers.
A Ombro e a Anita dos sete ofícios juntaram-se e uma nova parceria nasceu a partir da qual lançaram um “instachallenge”, que estará a decorrer até ao dia 30 de Novembro, o mote é “A que limite levarias o teu Ombro”. Podes participar com o hashtag #aanitalevaaoombro, as três melhores fotografias ou vídeos recebem prémios, o primeiro classificado recebe uma mini sessão fotográfica, uma conversa no blogue da Anita e um saco Ombro personalizado e exclusivo e o segundo e terceiro classificado recebe um Ombro à escolha no site.
Os sacos Ombro são mais do que apenas pano, são transportadores de arte portátil, que desafiam os limites das pessoas que os criam. As interpretações são múltiplas mas o resultado é o mesmo. Tu podes andar com uma obra de arte ao Ombro.