Duas aplicações portuguesas premiadas pela ONU
Word Summit Award Mobile 2014 distingue a Mobizy e a ColorADD nas categorias Business and Commerce e Inclusion & Empowerment, respectivamente.
Aos prémios deste ano candidataram-se 500 aplicações de 98 países, tendo ido a concurso um grupo final de 202. Entre os finalistas estiveram sete projectos portugueses, entre eles os agora premiados.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Aos prémios deste ano candidataram-se 500 aplicações de 98 países, tendo ido a concurso um grupo final de 202. Entre os finalistas estiveram sete projectos portugueses, entre eles os agora premiados.
A Mobizy, uma aplicação criada pelo grupo Tekever, pretende apoiar as empresas móveis com soluções para todos os tipos de negócio, sejam pequenas, médias ou grandes companhias. A ideia é ligar virtualmente a empresa numa “plataforma simples, eficaz e funcional”.
Nessa plataforma, e através dos painéis de controlo e dos relatórios criados pela Mobizy, o empresário tem acesso a dados sobre actuais e potenciais clientes, gestão de vendas ou desempenho e pode comunicar em tempo real com os funcionários. Disponível para iOS, Android e Microsoft, a aplicação pode ser descarregada gratuitamente
Ao PÚBLICO, Luís Simão, gestor produto Mobizy, confessa que este foi "um ano muito desafiante em termos de desenvolvimento da plataforma e afirmação no mercado das aplicações móveis empresariais". A empresa começou a a apostar na divulgação da aplicação, através das redes sociais, e entrou na fase final de testes de aceitação internos de uma nova versão da aplicação, a Mobizy 3, a lançar brevemente.
"Terminar o ano desta forma, com uma distinção desta dimensão, foi sem dúvida o melhor presente que a equipa de Mobizy poderia ter recebido", conclui Luís Simão.
Actualmente, a empresa tem "várias dezenas de milhares de clientes espalhados por 75 países e o feedback diário tem sido avassalador", segundo o gestor de produto da Mobizy, que term como principais elogios a "facilidade de utilização e a simplicidade da interface".
O objectivo a curto prazo é aumentar o número de países para 100 onde a aplicação está presente e concluir e apresentar no mercado a versão Mobizy 3, que a empresa afirma permitir a "obtenção de informação de forma mais estruturada, mas também a forma de a visualizar é agora mais clara, podendo recorrer-se a múltiplos tipos de gráficos e mapas, uma vez que toda a informação é georreferenciada". A aplicação trará consigo dois novos serviços: "um novo serviço Sales, dedicado a equipas de vendas, e um novo serviço Clients, dedicado a qualquer colaborador que precise de informação dos seus cliente".
ColorADD, a app que "contribui para a igualdade social"
No caso da ColorADD, esta é uma aplicação que resultou do sistema universal de identificação de cores desenvolvido pelo designer Miguel Neiva, que permite aos daltónicos compreender a cor. Com perto de 350 milhões de daltónicos no mundo, a aplicação pretende ajudar a identificar a cor. Basta apontar a câmara do dispositivo móvel para a superfície cuja cor se pretende identificar e o resultado aparece no ecrã, com uma legenda com o nome da cor e o respectivo símbolo na linguagem ColorADD.
Ocriador do ColorADD, Miguel Neiva, considerou que o prémio recebido é uma “grande motivação” para continuar o trabalho até aqui desenvolvido. “Pretendemos fazer chegar a cor a 350 milhões de pessoas de um modo sistémico e exponencial, sem que tenham em algum momento do seu dia que assumir a sua condição/limitação e a ColorADD App é mais uma ferramenta que cumpre a missão a que nos dedicamos - "incluir sem discriminar!".
Rui Seiça, developer e um dos autores da aplicação ColorADD, em parceria com o designer de comunicação Rui Cardoso e a web designer Marta Lisboa, explicou ao PÚBLICO que com o prémio agora recebido pretendem “fazer evoluir a aplicação para novos dispositivos e para novas funcionalidades”. “É sempre gratificante poder contribuir para um projecto português que pretende ser universal, inclusivo e que contribui para a igualdade social”, sublinha Rui Seiça.
A ColorADD App está disponível na Apple Store e será disponibilizada brevemente para outros dispositivos.
O World Summit Award Mobile é uma iniciativa que pretende seleccionar e promover o que há de melhor e inovador em conteúdos e aplicações de todo o mundo, no âmbito de uma cooperação com a Cimeira Mundial das Nações Unidas para a Sociedade da Informação, Unesco, UNIDO e ONU GAID.
Veja aqui a lista de vencedores da edição deste ano do Word Summit Award Mobile 2014.
Notícia actualizada às 10h24 de 30 de Outubro: Acrescenta declarações da equipa da Mobizy.