Picotado, uma loja que é um atelier de design

A Picotado foi criada pela Daniela Pereira, 23 anos. É um espaço na cidade do Porto, que alia duas áreas criativas, o design e o artesanato urbano

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A Picotado é uma loja e um atelier de design no centro da cidade do Porto, que reúne num só espaço o design e o artesanato urbano. Este projecto foi criado em Fevereiro pela Daniela Pereira, 23 anos, formada em Design de Comunicação, na Escola Superior de Artes e Design (ESAD).

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A Picotado é uma loja e um atelier de design no centro da cidade do Porto, que reúne num só espaço o design e o artesanato urbano. Este projecto foi criado em Fevereiro pela Daniela Pereira, 23 anos, formada em Design de Comunicação, na Escola Superior de Artes e Design (ESAD).

A loja procura representar e divulgar os melhores projectos nacionais na área dos “crafts”, design de produto, joalharia e ilustração, enquanto dispõe de designers qualificados nas vertentes da comunicação e interiores. É um espaço multifuncional onde vão ser realizados, ocasionalmente, “workshops”, oficinas e exposições que promovem o trabalho de jovens designers, fotógrafos e ilustradores.

Os colares de missangas construídos pela jovem em criança constituem a génese da marca Coisas Miméticas, concebida pela Daniela há cerca de quatro anos. Uma marca de bijuteria feita em fimo onde os doces e as guloseimas são a principal inspiração.

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A loja procura representar e divulgar os melhores projectos nacionais na área dos “Crafts”. DR

Com as Coisas Miméticas a designer percorreu feiras de artesanato nas zonas do Porto e Maia e apercebeu-se que havia pouca selecção, nas feiras, a nível de produtos. “A inspiração para a Picotado veio das Coisas Miméticas e da minha a participação nas feiras, que me fizeram perceber que havia falta de diversidade”, conta Daniela Pereira ao P3.

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Nesta loja minimalista onde a cor aparece nos produtos estão reunidos mais de 35 projectos de design. DR

Daniela criou a Picotado a partir da vontade de ter um projecto próprio que aliasse num só espaço os seus dois principais interesses, o design da comunicação e interiores e os “crafts” e que lhe permitisse expor as suas obras e as dos outros. O conceito de loja funciona com o aluguer de prateleiras, que custa de 25 a 70 euros por mês e cada expositor tem a possibilidade de definir o preço dos seus produtos.

Nesta loja minimalista onde a cor aparece nos produtos estão reunidos mais de 35 projectos de design. “Alguns dos projectos expostos já tinha conhecimento devido às feiras em que participei artesanato, mas outros foram-me chegando depois de ter aberto a loja”, sublinha a jovem.

Estão na Picotado os postais ilustrados da 100% Portugal, as sebentas e borrachas da Vira Retro, que vão buscar os padrões do azulejo tradicional, os bonecos de pano da Arterístico, que representam o zé povinho e o galo de barcelos, os sabonetes vegetais da Love Soap, os bordados de protesto da Agulha Inquieta e as malas e carteiras de cortiça da Pickpocket, são alguns exemplos dos projectos que na sua maioria são feitos manualmente e que nalguns casos procuram representar figuras tradicionais de forma contemporânea. Os produtos estão também disponíveis na loja online e os preços vão de 1 euro até 100 euros.

Tal como o nome indica é um espaço Picotado e multifuncional, onde é possível encontrar uma dualidade entre o design e o artesanato urbano.