Apple lança novos iPad, actualiza iOS e regressa ao “camera roll”
Desenvolvimento de aplicações para o smartwatch deixa de ser um exclusivo das empresas convidadas da Apple a partir de Novembro.
Ambos os novos iPad têm o Touch ID, sensor de identificação de impressão digital para o utilizador, e a aparência é muito semelhante às versões anteriores. O iPad Air 2 passa também a ter o Burst Mode, função que permite tirar fotografias a uma maior velocidade e que foi apresentada pela Apple pela primeira vez quando lançou iPhone 5s.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Ambos os novos iPad têm o Touch ID, sensor de identificação de impressão digital para o utilizador, e a aparência é muito semelhante às versões anteriores. O iPad Air 2 passa também a ter o Burst Mode, função que permite tirar fotografias a uma maior velocidade e que foi apresentada pela Apple pela primeira vez quando lançou iPhone 5s.
Estas características já tinham sido antecipadas, ao que tudo indica acidentalmente, no iTunes. A horas do evento, a loja online da Apple apresentou a descrição como um guia para a utilização do iPad com o iOS8 para iBooks, numa versão não oficial, onde acabava por revelar parte das funcionalidades dos dois novos produtos da empresa.
No Town Hall Auditorium, um local mais pequeno e intimista do que o Flint Center onde foram apresentados os novos iPhones, o presidente executivo da empresa, Tim Cook, anunciou que o iOS 8.1 estará disponível já na próxima segunda-feira, com ajuda para funcionalidades da iCloud Photo Library e o Apple Pay. O renovado sistema operativo responde ainda a uma das principais queixas dos utilizadores a respeito da versão anterior: nas fotografias, está de regresso o modo de navegação camera roll.
O Apple Pay também será lançado na mesma data, 20 de Outubro, com empresas como a Groupon, a Uber, a Airbnb e a Target para começar. O novo serviço de pagamentos para dispositivos móveis “vai mudar a maneira como pagamos por coisas”, vaticinou Cook. A Nike, a McDonald's, a Staples ou a Walt Disney são algumas das grandes empresas, com mercado muito para além do norte-americano, que estão prestes a aderir.
Outra funcionalidade do iOS 8.1 é o Continuity (à letra, continuidade), que permite aos utilizadores trocar de aparelho Apple e continuar a executar a mesma tarefa. Graças a esta funcionalidade, será possível, por exemplo, atender chamadas nos Macs. O que, por outro lado, é viabilizado pelo novo sistema operativo da Apple para estes computadores.
O sistema operativo OS X Yosemite foi mais uma das novidades desta quinta-feira, juntamente com um redesenhado iMac — uma única peça de 27 polegadas — com um ecrã de alta definição “Retina 5K”, computador que pode começar a ser encomendado imediatamente por um preço mínimo de 2499 dólares (cerca de 1953 euros).
Para Novembro, Tim Cook anunciou o WatchKit. Será o conjunto de ferramentas que permitirá aos programadores começarem a desenvolver aplicações para o Apple Watch. Algo que tem estado circunscrito à própria empresa e a outras convidadas pela Apple, como são os casos da BMW, da American Express e da Starwood Hotels.