Quem tem braços para a Bledisloe Cup?
No próximo sábado, Austrália e Nova Zelândia defrontam-se para decidir quem conquista a 56.ª edição do maior troféu de râguebi
Em tamanho é o maior troféu em disputa na elite do râguebi mundial e apenas uma hecatombe impedirá a Nova Zelândia de erguer, no próximo sábado, em Brisbane, pela 13.º vez consecutiva a Bledisloe Cup, a competição que desde o início dos anos 30 serve para medir forças entre All Blacks e Wallabies.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Em tamanho é o maior troféu em disputa na elite do râguebi mundial e apenas uma hecatombe impedirá a Nova Zelândia de erguer, no próximo sábado, em Brisbane, pela 13.º vez consecutiva a Bledisloe Cup, a competição que desde o início dos anos 30 serve para medir forças entre All Blacks e Wallabies.
Ao longo das 55 edições já realizadas, a Bledisloe Cup conheceu vários formatos e teve alguns interregnos, mas a ideia é sempre a mesma: todos os anos, quem tiver o melhor saldo no confronto entre neozelandeses e australianos ganha a prova.
Em 2014, a Bledisloe Cup será decidida em três jogos, sendo que dois já foram realizados: no Rugby Championship, as duas selecções empataram na Austrália (12-12) e na Nova Zelândia os All Blacks não deram hipóteses (51-20).
Neste sábado, em Brisbane, a Austrália teria por isso que vencer por 31 ou mais pontos a Nova Zelândia para conquistar o troféu e estando a maior vitória de sempre dos Wallabies sobre os All Blacks cifrada numa vantagem de 21 pontos (28-7, em 1999), fica claro que Richie McCaw terá, com quase toda a certeza, o privilégio de erguer mais uma vez a pesada Bledisloe Cup.
E o jogo colocará frente a frente duas selecções a recuperar de derrotas. Apesar de terem conquistado o Rugby Championship 2014, os All Blacks despediram-se da prova com o primeiro desaire em 22 jogos (25-27 na África do Sul), mas a derrota apenas serviu para espicaçar o orgulho All Black e a Austrália, em clara crise, pode acabar por pagar a factura.
Os Wallabies têm exibido muitas fragilidades nas últimas partidas e o mau momento australiano teve como expoente máximo a derrota na Argentina, há duas semanas. Com o futuro de Ewen McKenzie à frente da Austrália aparentemente preso por arames, o jogo do Suncorp Stadium pode ditar o fim da linha para o seleccionador, mas para Adam Ashley-Cooper será uma partida histórica: o centro Wallaby vai vestir pela centésima vez a camisola da Austrália, igualando uma proeza que apenas foi conseguida por George Gregan (139 internacionalizações), Nathan Sharpe (116), George Smith (111), Stephen Larkham (102) e David Campese (101).
Suncorp Stadium, em Brisbane
Data e hora: sábado às 11h00
XV da Austrália: 1. James Slipper; 2. Saia Fainga'a; 3. Sekope Kepu; 4. Sam Carter; 5. Rob Simmons; 6. Scott Fardy; 7. Michael Hooper; 8. Scott Higginbotham; 9. Nick Phipps; 10. Bernard Foley; 11. Joe Tomane; 12. Christian Leali'ifano; 13. Tevita Kuridrani; 14. Adam Ashley-Cooper; 15. Israel Folau.
XV da Nova Zelândia: 1. Wyatt Crockett; 2. Dane Coles; 3. Owen Franks; 4. Brodie Retallick; 5. Samuel Whitelock; 6. Liam Messam; 7. Richie McCaw; 8. Kieran Read; 9. Aaron Smith; 10. Beauden Barrett; 11. Julian Savea; 12. Malakai Fekitoa; 13. Conrad Smith; 14. Cory Jane;15. Israel Dagg.