Toulouse reage à campeão
Bordeaux continua a surpreender, Stade Français venceu o primeiro duelo parisiense no Top 14 2014-15
Após uma série de cinco derrotas consecutivas, o Toulouse continua a mostrar que é nas más alturas que se vê quem tem fibra de campeão. A equipa capitaneada por Thierry Dusautoir tinha vencido na semana passada o Stade Français e na jornada 9 fez ainda melhor: no Stade Ernest Wallon levou o campeão RC Toulon ao tapete.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Após uma série de cinco derrotas consecutivas, o Toulouse continua a mostrar que é nas más alturas que se vê quem tem fibra de campeão. A equipa capitaneada por Thierry Dusautoir tinha vencido na semana passada o Stade Français e na jornada 9 fez ainda melhor: no Stade Ernest Wallon levou o campeão RC Toulon ao tapete.
A jornada abriu com uma vitória do Grenoble em casa contra o Brive, por apenas um ponto. As duas equipas ofereceram-nos uma grande batalha e Gaëtan Germain, o melhor marcador da época passada, teve a vitória na ponta do pé, mas o “15” da equipa de Thomas Laranjeira (não jogou) falhou a transformação do ensaio de Pejoine, aos 78 minutos, entregando o triunfo à equipa da casa (26-25).
Os holofotes, no entanto, continuam apontados ao Bordeaux, que confirma-se como a equipa sensação deste início de época. Depois da lição dada ao Clermont, na semana passada, a equipa do sudoeste de França não só derrotou o Castres, campeão de 2013, como também alcançou o ponto de bónus ofensivo com um esclarecedor 9-1 em ensaios, que ficaram traduzidos no contundente 57-7 final.
O Clermont recuperou da derrota pesada da semana passada ao receber e vencer o La Rochelle, por 30-10 - Julien Bardy jogou 42 minutos. A equipa visitante esteve sempre longe da discussão da vitória, mas estragou a festa à formação da casa ao marcar um ensaio tardio que retirou o ponto de bónus ofensivo ao Clermont.
Mais feliz foi a outra equipa promovida este ano, o Lyon, que recebeu e venceu o Bayonne, concorrente na luta pela fuga à despromoção, por 24-19.
Em Paris, as duas equipas da capital defrontaram-se no primeiro derby do ano. O Stade Francais, a jogar em casa, soube ser a equipa mais oportunista e tirar partido das penalidades oferecidas pelo adversário. O Racing, apesar da boa reacção nos últimos 40 minutos, apenas teve como consolação o ponto de bónus defensivo, ao perder o jogo por 23-19.
O Oyonnax, que na semana passada tinha dado boa réplica ao RC Toulon, voltou a perder, desta vez na casa do Montpellier por 25-9, e continua no último posto da tabela. Apesar do triunfo, a equipa da casa teve uma má notícia: o seu abertura Trinh-duc lesionou-se (fractura da tíbia) e ficará fora dos relvados durante pelo menos três meses.
Finalmente, no jogo que encerrou a jornada, houve um duelo para homens da barba rija: o Toulouse recebeu o RC Toulon, num clássico do râguebi francês. Com a equipa da casa a passar por grandes dificuldades neste início de época, os campeões franceses sabiam que que tinham uma excelente oportunidade para fragilizar ainda mais um concorrente directo. Porém, foi o Toulouse que assumiu o controlo da partida e com um jogo impressionante, tanto ao nível de agressividade como de ataque e vontade, levou de vencida o encontro, por 21-10.