NoPhone: o telemóvel que não é um telemóvel

Para aqueles que não conseguem viver sem o telemóvel (e sem as pessoas) está a chegar o NoPhone, o telemóvel livre de tecnologia que promove o contacto com o mundo real

O NoPhone trata-se de um tipo de telemóvel que ironiza o vício e dependência que as pessoas têm dos seus telemóveis. Não permite fazer chamadas, nem tirar fotos, nem tem Bluetooth, nem vive de bateria, mas, pretende ajudar aqueles que vivem agarrados ao telemóvel a superar o vício.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O NoPhone trata-se de um tipo de telemóvel que ironiza o vício e dependência que as pessoas têm dos seus telemóveis. Não permite fazer chamadas, nem tirar fotos, nem tem Bluetooth, nem vive de bateria, mas, pretende ajudar aqueles que vivem agarrados ao telemóvel a superar o vício.

O projecto teve início pelas mãos da NoPhone Team, que consiste num grupo de amigos provenientes dos EUA e da Holanda: Van Gould, Ingmar Larsen e Ben Langeveld. A ideia surgiu numa noite num bar quando este grupo estava a “socializar”, no sentido de estarem a olhar para os telemóveis, levantando a cabeça ocasionalmente para pedir uma bebida.

“Lançamos este KickStarter para dar às pessoas o que elas querem, uma vida com contacto visual directo, e capacidades conversacionais melhoradas. Uma vida além de um smartphone. Uma vida de NoPhone (sem telemóvel)”, pode-se ler no perfil da equipa NoPhone. Este projecto necessitará de 30 mil dólares para ser fundado até 11 de Outubro, tendo reunido, até agora, cerca de nove mil dólares da parte de quase 500 pessoas.

Foto
Um upgrade permite-te tirar selfies em tempo real Kickstarter/DR

De acordo com o KickStarter o NoPhone será feito de plástico e pesará entre 80 a 100 gramas e terá 140 milímetros de altura. Existe ainda um quadro que compara o IPhone 6 com o NoPhone, na medida em que o segundo não é detentor da maioria das características do primeiro, saltando à vista a sua resistência à água e a quedas e ainda a sua capacidade de mostrar caras em tempo real.Além disso, de acordo com o youtuber Documentally, o NoPhone é leve, dá a sensação de ter um telemóvel a sério na mão, não se dobra de maneira nenhuma e garante a privacidade dos dados do seu utilizador.

Foi ainda acrescentado um upgrade, que permite que o dono de um NoPhone, através de um espelho, possa “partilhar” selfies com os amigos em tempo real, e ainda “adicionar um hashtag sincronizando o cérebro e as cordas vocais”. Ainda por apenas 4 dólares, os interessados poderão ainda adquirir um autocolante para colocar na parte de trás do seu telemóvel, fingindo assim que têm um NoPhone.

A iniciativa tem dado que falar na Internet, tendo uns já demonstrado interesse em adquirir este telemóvel, e outros considerando-o como uma “piada”. Poderás ficar a saber mais sobre este projecto através da sua página de facebook ou de twitter.