Crédito malparado nas famílias atinge recorde
Dados do Banco de Portugal mostram aumento para 4,27% em Agosto.
O malparado registado no total do crédito concedido a particulares subiu de 4,21% em Julho para 4,27% em Agosto, num aumento de 0,06 pontos percentuais.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O malparado registado no total do crédito concedido a particulares subiu de 4,21% em Julho para 4,27% em Agosto, num aumento de 0,06 pontos percentuais.
No início do ano, o crédito de cobrança duvidosa ultrapassou 4% do total dos empréstimos concedidos e desde então que alcança novos máximos todos os meses.
Também os créditos de cobrança duvidosa na habitação em percentagem do total do crédito concedido para este fim subiram de 2,43% em Julho para 2,46% em Agosto.
Em relação ao crédito ao consumo, os dados do Banco de Portugal mostram que o malparado voltou a aumentar ligeiramente de 10,92% em Julho para 10,98% em agosto, depois de ter reduzido 0,07 décimas entre Junho e Julho.
Quanto ao crédito para outros fins, os números do regulador dão conta de que o malparado aumentou de 14,53% para os 14,77% nos dois últimos meses, alcançando também um novo recorde. Os créditos de cobrança duvidosa neste sector vinham a subir desde Dezembro.