França adopta maços de cigarros "neutros" para combater tabagismo
Embalagens terão a mesma forma, tamanho, cor e tipo de letra. Objectivo é tornarem-se menos atractivas.
Os maços “neutros” deverão ter todos a mesma forma, tamanho, cor e tipo de letra. Pretende-se assim eliminar o efeito visual das marcas que se julga contribuir para os tornar atractivos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Os maços “neutros” deverão ter todos a mesma forma, tamanho, cor e tipo de letra. Pretende-se assim eliminar o efeito visual das marcas que se julga contribuir para os tornar atractivos.
A notícia foi dada pela ministra da Saúde, Marisol Touraine. Não foram anunciados prazos para a entrada em vigor da medida em França. A Inglaterra e a Irlanda também já anunciaram decisão semelhante.
Desde a introdução dos maços “neutros”, o valor das vendas de tabaco na Austrália diminuiu um pouco mais de 3%. Um estudo do Governo indica que o número de fumadores habituais com idade superior a 14 anos baixou de 15,1% em 2010 para 12,8% em 2013 e que os jovens começaram a fumar mais tarde – por volta dos 16 anos, quando antes o faziam em média aos 14.
A França vai também interditar o fumo em espaços públicos infantis e em viaturas de transporte de menores de 12 anos. Serão igualmente proibidos os cigarros electrónicos em lugares frequentados por menores, casos das escolas, transportes colectivos e espaços de trabalho fechados. Os cigarros electrónicos tiveram uma enorme expansão nos dois últimos anos em França e foram proibidos a menores, em Março de 2014.
Uma directiva europeia adoptada em Fevereiro prevê o aumento do tamanho dos avisos sobre os riscos do tabaco para a saúde colocados nos maços e o recurso e a imagens-choque e slogans que cubram 65% da superfície das embalagens.