Luís Buchinho e Nuno Baltazar fora da próxima ModaLisboa

Buchinho mostra colecção apenas no Portugal Fashion e Nuno Baltazar está a braços com "compromissos comerciais". Protic também estará ausente. Christophe Sauvat e Carlos Gil são as novidades.

Fotogaleria

Buchinho mostra a próxima colecção apenas no Portugal Fashion e Nuno Baltazar tem "compromissos comerciais" que o impedem de mostrar colecção em Lisboa. Surgem ainda assim novos nomes, entre dez novos valores do Sangue Novo e a entrada de Christophe Sauvat e de Carlos Gil, conhecido pelo trabalho com Maria Cavaco Silva.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Buchinho mostra a próxima colecção apenas no Portugal Fashion e Nuno Baltazar tem "compromissos comerciais" que o impedem de mostrar colecção em Lisboa. Surgem ainda assim novos nomes, entre dez novos valores do Sangue Novo e a entrada de Christophe Sauvat e de Carlos Gil, conhecido pelo trabalho com Maria Cavaco Silva.

Também Aleksandar Protic volta a falhar esta edição da ModaLisboa, tal como acontecera em Março de 2012, não apresentando colecção em desfile. E, pela primeira vez, Luís Buchinho não estará então no evento que volta aos Paços do Concelho e ao Pátio da Galé, em Lisboa, por estratégia de marca. “Neste momento estou a fazer uma aposta muito grande na colecção em termos comerciais”, explica ao PÚBLICO, detalhando que já terça-feira estará em Paris para mostrar as suas propostas para o próximo Verão com apoio do Portugal Fashion, o evento que nos últimos anos conquistou criadores como a dupla Alves/Gonçalves, que tradicionalmente mostravam o seu trabalho na ModaLisboa.

Buchinho está também ligado ao Portugal Fashion desde a sua fundação, apresentando-se na ModaLisboa e no Porto com a sua colecção principal. Já no Portugal Fashion tem também estado presente com uma segunda linha de knitwear, agora em suspenso. “Estou focado numa só linha.” Recusando a existência de “ressentimentos” ou problemas com a organização da ModaLisboa, mas dizendo nada saber sobre se regressará ao evento na próxima edição, o designer detalha que não tem agora “a colecção disponível para estar em show-rooms em Paris, China e Austrália” e no evento da capital, que decorre de 10 a 12 de Outubro. “Prefiro ter a colecção no circuito de vendas”, diz sobre as peças que vai apresentar terça-feira durante a Semana de Moda de Paris.

Nuno Baltazar, autor de colecções femininas de alta gama com grande visibilidade no mercado e responsável por algumas das maiores enchentes na ModaLisboa, estará ausente, segundo a representação à imprensa da marca, por o criador ter "compromissos comerciais nas datas da ModaLisboa", garantindo que "vai apresentar a sua colecção posteriormente no Porto", sem precisar ainda em que formato. A organização da ModaLisboa avançara que a marca estava em "reestruturação" e por isso não se apresentaria no evento.

Estas baixas somam-se àquelas sofridas na última estação, quando jovens designers como Ricardo Dourado, Os Burgueses, White Tent ou os internacionais Marques Almeida (que assinaram agora uma colecção para a Topshop) abandonaram o sector ou entraram também em reestruturação. Mas o calendário da 43.ª ModaLisboa, sob o tema Legacy, apresenta duas novidades entre os criadores consagrados – o francês Christophe Sauvat, fundador da Antik Batik que nos últimos anos vive em Portugal, e Carlos Gil, conhecido pelo guarda-roupa da primeira-dama e que apresentará uma nova imagem da sua marca.

A plataforma Sangue Novo contará com dez nomes entre repetentes e estreantes, que abrem os desfiles na noite de dia 10, mas um dia antes a ModaLisboa, apoiada por verbas camarárias e patrocínios, começa com as suas conferências Fast Talks nos Paços do Concelho e com a preview da exposição Por Detrás das Sombras no Museu do Design e da Moda dedicada à colecção de eyewear de André Leal (abre ao público dia 16).

Duas semanas depois começa o Portugal Fashion, evento que nasce em 1995 mais conotado com a indústria têxtil mas que sempre acolheu moda de autor de criadores como Fátima Lopes ou Felipe Oliveira Baptista (que suspendeu a sua marca este ano), além do calçado – e que tem vindo a aproximar-se do espírito da ModaLisboa tanto através da sua plataforma de novos talentos Bloom, coordenada por Miguel Flor, como pela aproximação ao público lisboeta ou a criadores como Alves/Gonçalves. A próxima edição do Portugal Fashion, um evento com apoios comunitários, volta a arrancar em Lisboa a 21 de Outubro, viajando depois para o Porto até dia 25. 


Calendário de desfiles ModaLisboa Legacy

10 OUTUBRO

18H00    Sangue Novo
20H30    Alexandra Moura
22H00    Ricardo Preto PRETO

11 OUTUBRO

15H00

 Christophe Sauvat


16H00

 Ricardo Andrez

LAB
17H00  Michal Szulc
18H00  Filipe Faísca
19H00  Cia. Marítima
20H00  Luís Carvalho

LAB
21H00  Carlos Gil
22H00  Miguel Vieira

Man

12 OUTUBRO

15H00

  Dino Alves


16H00

  Pedro Pedro


17H00

  Valentim Quaresma


18H00

  Saymyname


19H00

  Lidija Kolovrat


20H00

  Miguel Vieira

Woman
21H00   Nuno Gama