Facebook quer puxar pelos posts novos e com mais interacção no feed de notícias

Mudança no algoritmo vai tornar mais visíveis histórias sobre temas mais actuais.

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O Barómetro Social Media Portugal que agora se estreia propõe-se medir os temas mais discutidos nas redes sociais Thierry Roge/Reuters

Depois de receber críticas por parte dos utilizadores sobre a falta de acontecimentos recentes no respectivo feed de notícias, o Facebook decidiu alterar o seu algoritmo e priorizar os posts que têm mais interacções, como mais “gostos” ou comentários, e puxar por esses posts quando a actividade é maior.

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Depois de receber críticas por parte dos utilizadores sobre a falta de acontecimentos recentes no respectivo feed de notícias, o Facebook decidiu alterar o seu algoritmo e priorizar os posts que têm mais interacções, como mais “gostos” ou comentários, e puxar por esses posts quando a actividade é maior.

A rede social quer que fiquem visíveis histórias sobre temas mais actuais, assim que estas acontecem, para que o utilizador fique a saber de imediato o que os seus amigos ou as páginas que segue estão a dizer sobre os temas mais quentes do dia.

“Isto significa que quando um amigo ou uma página a que o utilizador está ligado publica algo que é, no momento, um tema quente de conversa no Facebook, é provável que esse post apareça mais acima no feed de notícias, para que o utilizador o possa ver mais cedo”, explica o Facebook numa nota publicada esta sexta-feira.

Agora passa a ser também tida em conta a média de “gostos” e comentários a um post. Com base nesses dados, o Facebook vai passar a estar atento a quando uma pessoa decide gostar, comentar e partilhar. “Se as pessoas estão a interagir com o post assim que é publicado, e não tanto algumas horas mais tarde, isto sugere que a mensagem foi mais interessante no momento em que foi publicada, mas potencialmente menos interessante numa data posterior. Com base neste sinal, é mais provável que apareça mais acima no feed de notícias mais cedo e mais tarde numa data posterior”, escreve a rede social.

O Facebook indica, no entanto, que estas alterações vão ser feitas de forma gradual e que os utilizadores não verão de imediato grandes mudanças na distribuição dos posts.